Fernanda Takai volta a mergulhar no universo de Tom Jobim no DVD O Tom da Takai Ao Vivo. Neste trabalho, já disponível também nas plataformas digitais, a cantora volta a estar ao lado de Roberto Menescal e Marcos Valle, ícones da Bossa Nova que produziram e fizeram os arranjos de O Tom da Takai, álbum de estúdio lançado no ano passado.

O registro audiovisual não segue o padrão comum de shows filmados. Takai encontrou um hotel na Joatinga, no Rio, em que conseguiu reproduzir a atmosfera das reuniões intimistas da Bossa Nova, no fim dos anos 1950.

Ela conta que a aproximação com Valle e Menescal foi determinante para gravaro o DVD. “Já tinha o registro de estúdio, mas estar junto deles ali e perceber que eles fizeram parte da minha história musical foi muito importante, pelo que eles representam. Os dois são muito animados e topam tudo.” Entre as faixas, os três conversam e contam histórias sobre as composições.

O repertório, assim como o do álbum de estúdio, foge do óbvio. Takai conta que ela, Valle e Menescal passaram um dia ouvindo várias músicas de Jobim, levando em conta os parceiros de cada uma e a quantidade de gravações. Entre elas estão as pouco lembradas Olha Pro Céu e Samba Torto. Takai também celebra a obra de Valle e Menescal. O primeiro canta com ela Samba de Verão, uma de suas músicas mais conhecidas mundo afora. O Barquinho, de Menescal e Ronaldo Bôscoli, é interpretada em duas línguas, português e japonês.

Para a cantora, a obra de Tom continuará a ser lembrada ao longo dos anos, pela força e importância. “Tom é o artista brasileiro mais conhecido do mundo. Na sua música, está impresso o DNA brasileiro. Gosto muito de ver as entrevistas do Tom e saber pelas pessoas que conviveram com ele que Tom era uma pessoa bacana”. Em São Paulo, a cantora apresenta no Blue Note o show O Tom da Takai no próximo dia 21, com sessões às 20h e às 22h30. Os ingressos custam de R$ 100 a R$ 140.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.