Esportes

Fernanda Oliveira assume liderança da vela em Hyères; Martine Grael sobe para 3º

As mulheres da equipe olímpica de vela estão fazendo bonito na forte etapa de Hyères (França) da Copa do Mundo da modalidade. Após o terceiro dos quatro dias de regatas classificatórias, Fernanda Oliveira/Ana Luiza Barbachan ocupa a liderança da classe 470 Feminina. Enquanto isso, Martine Grael/Kahena Kunze está em terceiro na 49erFX.

Nesta sexta-feira, a 470 Feminina teve apenas uma regata. A dupla brasileira ficou em segundo e, com 14 pontos perdidos, tomou a liderança de Hannah Mills/Saskia Clark, da Grã-Bretanha, que agora aparece com 15. No sábado serão disputadas mais três regatas, classificando para a medal race, no domingo.

Fernanda e Ana são fortes candidatas ao pódio nos Jogos Olímpicos do Rio. Elas ficaram entre as quatro primeiras colocadas dos cinco eventos que disputaram este ano, incluindo o quarto lugar no Mundial e a prata no Princesa Sofia.

Na 49erFX, já foram disputadas oito regatas. Com um primeiro, um terceiro e um nono lugares nesta sexta, Martine e Kahena subiram do quarto para o terceiro lugar geral. Elas têm 40 pontos perdidos, contra 20 do barco primeiro colocado.

O Brasil ainda aparece bem com Jorge Zarif, sétimo na Finn, mesma posição de Patricia Freitas na RS:X Feminina. Samuel Albrecht/Isabel Swan está em oitavo na Nacra17 e Bimba é 11.º na RS:X Masculina. Fernanda Decnop continua no 28.º e penúltimo lugar na Laser Radial, enquanto Marco Grael/Gabriel Borges subiu para a 13.ª colocação na 49er.

Praticamente toda a equipe brasileira que irá para os Jogos Olímpicos do Rio está na etapa de Hyères da Copa do Mundo. As exceções são a dupla da 470 Masculina e Robert Scheidt, que se prepara para o Mundial de Laser, que vai acontecer na segunda semana de maio, no México.