Férias no Caribe: qual destino escolher?

Férias no Caribe: qual destino escolher?
Férias no Caribe: qual destino escolher? Foto: Pixabay

Embora uma viagem de férias para o Caribe pareça algo genérico, existem várias possibilidades de destinos. A região oferece opções de turismo para todos os gostos e estilos. Suas ilhas são divididas em dois grandes grupos: as Grandes Antilhas, ao norte do Mar do Caribe, formadas por Cuba, Jamaica, República Dominicana, Haiti e Porto Rico; e as Pequenas Antilhas, que se estendem em forma de arco vulcânico de Porto Rico até a costa noroeste da América do Sul, entre as quais estão Anguilla, Guadalupe, Martinica, Barbado, Ilhas Virgens, São Martinho e muitas outras.

Qual a melhor época para viajar para o Caribe?

Se você pretende viajar entre os meses de dezembro a abril, não haverá risco de furacões ou chuvas constantes. Por isso essa é a alta temporada. Por outro lado, se você escolher o destino na baixa temporada, entre junho e novembro, os eventos climáticos podem ser mais frequentes. Mas, para minimizar os riscos de furacões e fortes chuvas, experimente a parte sul do Caribe: Aruba, Bonaire e Curaçao são uma boa aposta.

Então, qual ilha caribenha escolher?

Na verdade, existem tantas possibilidades entre todas as opções de viagem para o Caribe que é preciso levar em conta alguns fatores na hora da decisão. Se você vai viajar em família ou com um grupo de amigos, se deseja apenas curtir as praias, mergulhar, aproveitar a vida noturna das cidades ou os atrativos para crianças.

Neste sentido, e para servir de inspiração para a sua viagem de férias no Caribe, abaixo estão algumas dicas que, por uma razão ou outra, podem ser ótimas para você levar em consideração se estiver pensando em partir para o famoso paraíso tropical.

Viagem feliz com as crianças para Aruba.

Aruba, juntamente com Bonaire e Curaçao, oferece ambientes totalmente seguros para uma viagem em família. As crianças podem brincar, mergulhar e descobrir a vida marinha nas praias de Boca Catalina ou Malmok. Além disso, existem ótimos resorts all inclusive – a maioria com programas especiais para os pequenos. Quanto ao clima, a ilha está longe do cinturão de furacões, por isso é agradável quase o ano todo.

México e Cuba: destinos emocionantes e autênticos.

No México, a Riviera Maya com lugares como Cancun e Playa del Carmen oferece excelentes praias e a possibilidade de visitar ruínas da civilização maia, como Chichen Itza e Tulum. Já uma viagem a Cuba é essencial para quem é apaixonado pela nobre arte de se movimentar pelo mundo. Embora muitas vezes se diga o contrário, não é um destino caro. Vale a pena combinar lugares como Havana, para mergulhar em sua cultura e história únicas, e Varadero, uma das melhores praias do Caribe.

Punta Cana para os mais tradicionais.

Para quem viaja em busca de sol, água cristalina, areias brancas, palmeiras e guarda-sóis, Punta Cana é uma das melhores opções. O destino também oferece o que há de melhor em acomodação all inclusive do Caribe. Com dias de verão em plena primavera, Punta Cana é pura diversão e aventura com boas opções de pacotes de viagem.

Lua de mel nas Bahamas.

Romântica, confortável e elegante, as Bahamas são um lugar perfeito para ir a dois. Suas 700 ilhas e ilhotas, das quais apenas 30 são habitadas, estão localizadas no Oceano Atlântico, próximo à costa da Flórida. É um destino completo que oferece diversas possibilidades para os visitantes, como passear pela história e pelas fortalezas do século XVIII na sua capital, Nassau; fazer passeios de barco até suas espetaculares ilhas virgens de areia rosa, como Harbour Island; subir ao Hermitage of Mount Alvernia, no ponto mais alto das ilhas; ou até mesmo nadar com porcos na ilha de Big Major Cay.

Mergulho em Guadalupe.

Não é um dos mais lugares mais conhecidos, mas isso não impede que seja um dos mais bonitos. Na verdade, Guadalupe é formada por duas ilhas principais – Grande Terre e Basse Terre – cercadas por outras menores. Sua geografia tem uma curiosa forma de borboleta. Na costa oeste de Basse Terre há uma pequena cidade chamada Bouillante, de onde partem os amantes do mergulho e snorkel para chegar a Ilets de Pigeon, uma ilhota rochosa que abriga a Reserva Marinha Jacques Costeau, um dos cantos do planeta onde o mergulho no fundo do mar é absolutamente fantástico.

Conheça as Bermudas em uma Vespa.

Ao chegar no Aeroporto de Hamilton, na Ilha de St David, prepare-se para uma aventura de Vespa ou scooter. Carros eram proibidos nas Bermudas até 1946, e o aluguel de carro para turistas não é permitido até hoje. A ilha é pequena e fácil de se locomover, então a motocicleta é um meio de transporte ideal. Elas podem ser alugadas em muitos lugares da ilha, mas os turistas devem ter cuidado ao dirigi-las, pois o limite de velocidade é de 35 quilômetros por hora.

Praias paradisíacas e excelentes opções de hospedagem em San Andrés.

Para um orçamento intermediário e uma atitude mais ativa, San Andrés, no Caribe colombiano, pode ser uma opção. As melhores praias não costumam estar dentro dos resorts, por isso é preciso sair dos seus limites para descobrir uma praia diferente a cada dia. A viagem pode ser combinada com Cartagena, para apreciar seu centro histórico lindamente preservado.

Surfe na Martinica.

Martinica é uma ilha de barlavento, então o vento costuma soprar a favor. Há pouco tempo, o destino se destacou para os fãs de ondas e surfe. O sul é a parte mais turística e o norte é justamente para onde os surfistas vão com suas pranchas. A cidade de Basse-Pointe, a noroeste, é um excelente local onde muitas vezes se formam ondas poderosas. Se você está considerando a possibilidade de viajar para lá, é aconselhável fazê-lo e