13/06/2024 - 19:41
Ui, as férias escolares se aproximam. Tão aguardado pelas crianças e tão temido pelos pais. Um sentimento agridoce, porque o desejo de proporcionar férias inesquecíveis bate de frente com a realidade de nosso próprio cansaço, (e como cansa). Além de ser uma aventura a cada dia, como por exemplo descobrir um Picasso recém-criado na parede da sua sala, a teoria do caos parece encontrar seu ápice em cada destino popular. Talvez para isso, a solução perfeita seja mantê-las entretidas em destinos de natureza digamos assim, não tão procurados.
E a verdade é que viajar com os filhos para destinos ao ar livre não é apenas uma fuga da rotina, mas um verdadeiro investimento no bem-estar deles. Imagine suas crianças correndo livres por trilhas, explorando cavernas ou se refrescando em cachoeiras cristalinas. Esses momentos são preciosos, promovem um contato essencial com a natureza, estimulam a criatividade e ensinam o valor da simplicidade. E os benefícios superam de longe os “pequenos” obstáculos logísticos.
Enfim, que venham as férias de julho, com suas aventuras e confusões, porque, no fim das contas, não há nada mais gratificante do que ver nossos filhos felizes (e os nossos bolsos vazios rs).
Parque Estadual Intervales e Petar
O Parque Estadual Intervales e o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) são dois importantes destinos de ecoturismo localizados no estado de São Paulo, distantes 1 hora um do outro, situados a aproximadamente 300 km da capital São Paulo. O PETAR é famoso por suas mais de 300 cavernas, incluindo a Caverna do Diabo, além de trilhas, rios e cachoeiras, totalmente acessíveis para crianças.
Para hospedagem, ambos os parques oferecem opções de pousadas e campings, como a Pousada das Cavernas situada em Iporanga, a 4 km do Parque Nacional, 3 km do núcleo Santana, a 2 km do núcleo Ouro Grosso, de frente à saída do nível I do boia cross, e a 2 km da Cachoeira Sem Fim.
São Francisco Xavier
Um distrito de São José dos Campos, está localizado a aproximadamente 150 km de São Paulo, e é um charme. Entre as trilhas mais populares estão a trilha da Pedra do Queixo D’Anta e a trilha do Mirante. As cachoeiras Pedro David e Roncador são ótimos locais para um refrescante banho natural.
O centrinho, típico de cidade do interior, oferece restaurantes, lojinhas com ótimos produtos locais como geléias, queijos e vinhos. Além de muitas cabanas no airbnb, a cidade possui boas opções de hospedagens como a Pousada Chapéu de Palha, que oferece conforto e proximidade com as principais atrações naturais.
Serra da Bocaina
Situada na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é um destino de friozinho localizado a aproximadamente 250 km de São Paulo. O Parque Nacional da Serra da Bocaina abrange uma área de 104 mil hectares, oferecendo diversas atividades ao ar livre, como mountain bike e a famosa Trilha do Ouro, que leva a aventureiros por caminhos históricos, além das visitas às cachoeiras, incluindo a Cachoeira do Santo Izidro e a Cachoeira do Veado. Lindo, lindo. Muita fauna e flora rica, principalmente nas proximidades da Pousada da Terra, naturalmente isolada a 1.200 metros de altitude dentro de uma belíssima reserva florestal.
Cunha
Um charme de cidade localizada a aproximadamente 230 km de São Paulo, a caminho do mar. Oferece diversas atrações, incluindo a Pedra da Macela, um ponto de observação com vista panorâmica da Serra do Mar e da Baía de Angra dos Reis. E o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha, que possui trilhas ecológicas e cachoeiras, como a Cachoeira do Pimenta e a Cachoeira do Desterro, e a Fazenda Bananal, com agrofloresta, museu, história e um restaurante incrível ao estilo farm to table.
Ibiúna
Ibiúna, localizada a aproximadamente 70 km de São Paulo, é uma cidade que oferece diversas opções de lazer e contato com a natureza. A região é conhecida por suas represas, como a Represa Itupararanga, ideal para atividades aquáticas como pesca, passeios de barco e esportes náuticos. Além disso, Ibiúna possui diversas trilhas e áreas verdes, como o Parque Estadual do Jurupará, que oferece oportunidades para caminhadas e observação de fauna e flora. Hospedagem Clara Ibiuna.