ROMA, 11 AGO (ANSA) – O setor de turismo deve movimentar cerca de 5 bilhões de euros (R$ 31,6 bilhões) na Itália no “Ferragosto”, principal feriado da alta temporada de verão do país e que acontece na próxima sexta-feira (15).
A estimativa foi divulgada nesta segunda (11) pela área de turismo e comércio da Confederação Nacional do Artesanato (CNA), que espera um impulso para um segmento que, até agora, “não teve um desempenho entusiasmante” em 2025.
Além dos 5 bilhões de euros de faturamento, a CNA estima que mais de 5 milhões de turistas viajarão pela Itália no Ferragosto, com mais de 15 milhões de pernoites no período, com destaque para destinos litorâneos, no caso dos italianos, e grandes cidades e vilarejos históricos, no caso dos estrangeiros.
Enquanto isso, sete municípios monitorados estão em alerta vermelho para o calor nesta segunda-feira, incluindo Bolonha, Bolzano, Brescia, Florença, Frosinone, Latina e Turim, de acordo com o boletim diário do Ministério da Saúde. O número subirá para 11 nesta terça (12), com os acréscimos de Milão, Perúgia, Rieti e Roma Já na quarta (13), juntam-se à lista as cidades de Campobasso, Gênova, Veneza, Verona e Viterbo.
O Ferragosto tem origem romana e remete ao termo “Feriae Augusti” (“descanso de Augusto” em latim), festividade instituída pelo imperador Augusto no ano 18 antes de Cristo.
Hoje a data também celebra o dogma cristão da Assunção de Maria. (ANSA).