Encontradas em quase todo o território nacional, as onças carregam poderosa simbologia e são vistas como figuras de proteção e coragem. Sua presença evoca sentimentos conflitantes de forma simultânea como o temor e a sedução. Inspirado na mística do animal, no mito nortista sobre a “Ingerada” e no livro “Meu destino é ser onça”, Alan Bernardes lança o single “Fera Latina” nesta quarta-feira, dia 21, em todas as plataformas digitais com clipe no canal do artista no YouTube.

A música dá o tom para o lançamento de “Menino Brasil”, terceiro álbum do jovem cantor carioca. Neste novo trabalho, Alan Bernardes apresenta a biodiversidade do país por meio da música. O artista convida os bichos e as lendas da floresta para um baile brasileiro e promove o resgate da ancestralidade e potência criativa como nação por meio da manutenção das tradições.

Na letra, Alan Bernardes mostra porque é um dos compositores mais perspicazes da nova geração. Ele brinca com as palavras e a dualidade entre presa e predador, medo e desejo: “Rara, que onça rara / Ficamo téti-a-téti, cara a cara / É lindo o caçador se tornando caça / Tomando o último gole da cachaça […] Caiu na garra da tigresa / Maravilhosamente encantador / O predador e sua presa rolando / na lua cheia pra fazer amor”.

Alan Bernardes comenta sobre o novo lançamento: “Estou muito feliz com o resultado de “Fera Latina”, single que introduz o universo que quero apresentar em “Menino Brasil”. Quando eu escolhi falar dos elementos da cultura brasileira – tanto por meio do sincretismo religioso quanto do nosso folclore, fauna e flora – vi muito potencial na onça. É um animal que carrega uma aura mística: é muito temido, mas ao mesmo tempo exala bastante sensualidade. O livro “Meu destino é ser onça”, do Alberto Mussa, também me inspirou bastante e despertou interesse neste predador brasileiro do topo da cadeia alimentar”