Geral

Felipe Neto será condecorado na Câmara por ação contra censura na Bienal do Rio

Felipe Neto será condecorado na Câmara por ação contra censura na Bienal do Rio

A Câmara dos Deputados indicou o influenciador digital, empresário e escritor Felipe Neto a receber a Medalha de Mérito Legislativo da Casa por sua ação na Bienal do Livro do Rio no início deste mês. Após a polêmica criada pelo prefeito Marcelo Crivella, que julgou inadequado um gibi da Marvel onde dois herois se beijavam , e resolveu censurar a obra, Neto resolveu comprar 14 mil livros com temática LGBTQi e distribuiu de graça na feira. As informações são do jornal O Globo.

“Ação de coragem e posição de liderança num cenário conturbado e marcado por tentativa de calar a diversidade com base em censura deve ser reconhecida e aplaudida”, diz o texto de autoria do deputado federal Mário Heringer (PDT-MG), Segundo Secretário da Câmara.

O youtuber disse estar muito agradecido, e voltou a falar que vem sofrendo ataques nas redes. “Estou passando por tantos ataques nesse momento, tanta violência e agressões virtuais, que ser agraciado com a medalha mais importante do poder Legislativo é uma honra e uma alegria indescritíveis”, disse em nota.

A honraria é a mais alta condecoração da esfera da Câmara dos Deputados, e a primeira dada a um digital influencer. Felipe Neto receberá a medalha em cerimônia de entrega no dia 20 de novembro.