O youtuber Felipe Bressanim, mais conhecido como Felca, ocupa assuntos nas redes sociais desde que postou um vídeo de denúncia à exploração de crianças e adolescentes via internet. Veiculado na última quarta-feira, 6, a publicação levou o nome de Felca aos Trending Topics do X Brasil, oscilando entre as primeiras colocações.
Segundo um levantamento feito pela Nexus, o influenciador preenche a 12ª posição dos Trending Topics das últimas 24 horas, com cerca de 797 mil menções. Vale lembrar que a ordem dos tópicos respeita uma série de variáveis que vão além do número de citações ao termo, como o fator novidade.
Ainda na rede X, uma análise de 249 mil publicações feitas entre 11 e 13 de agosto indica que o assunto foi comentado por um número relevante de usuários da rede: 99 mil perfis únicos. Isso significa que cada uma dessas contas teve uma média de 2,5 posts sobre o tema.
Termos como “vídeo do Felca”, “Marajó”, “crianças e adolescentes” e “Brasil” ficaram entre as palavras mais recorrentes. Além disso, usuários se mobilizaram por meio da hashtag “Regulamentação é proteção”, pedindo a regulamentação das redes sociais e da internet em geral. Até a manha desta quarta-feira, a tag figurava na oitava posição dos Trending Topics, mencionada mais de 130 mil vezes.
+ Após denúncias de Felca, Hytalo Santos é banido do Instagram
+ Felca diz que anda com carro blindado e seguranças após vídeo com denúncias
Vídeo atingiu públicos diversos
O engajamento ainda rendeu a Felca significativo crescimento no número de seguidores. O vídeo da adultização, atualmente com mais de 35 milhões de visualizações, rendeu 10,3 milhões de seguidores novos em seus perfis das redes sociais – um aumento de 52%.
“Comentários de pessoas de diferentes países, como Angola e Portugal, e de várias profissões, como psicólogos, professores, advogados e médicos, além de pais e mães de crianças, frisam a importância e o alcance do conteúdo. A atitude de Felca é amplamente elogiada e vista como um ato de ‘serviço público’ para conscientizar a população”, analisa Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.