O suíço Roger Federer conquistou pela décima vez em sua carreira o torneio de Basileia, em sua cidade natal, ao superar o jovem australiano Alex De Miñaur (número 28 do mundo) com um duplo 6-2.

Aos 38 anos, Federer já soma 103 títulos e nesta temporada já havia levantado troféus em Dubai, Miami e Halle. Agora está a apenas seis títulos do recorde que pertence ao americano Jimmy Connors (109).

O suíço, com 20 títulos de Grand Slam em seu currículo, acumula uma série de 24 vitórias consecutivas em sua cidade. Está há cinco anos sem perder nessa quadra, quando o argentino Juan Martín Del Potro o derrotou na final em 2013.

“Nunca poderia ter imaginado ganhar dez títulos em Basileia. É extraordinário”, declarou Federer, antes de se emocionar e derramar algumas lágrimas.

Basileia é o segundo torneio em que Federer alcançou a marca dos dez títulos, depois de Halle, disputado na grama.

O suíço não deu nenhuma chance a De Miñaur neste domingo, quebrando duas vezes o serviço em cada set e também não permitiu que seu saque fosse quebrado.

“Eu esperava que o Roger tivesse ficado cansado de ganhar aqui e que daria uma chance a outro…”, brincou o australiano, dominado em pouco mais de uma hora.

Ao longo do torneio Federer só deixou escapar 18 games em quatro partidas nesta semana, se beneficiando do abandono, por lesão, de seu compatriota Stan Wawrinka nas quartas de final.

Agora o próximo desafio do veterano suíço é o Masters 1000 de Paris-Bercy, que começa já na segunda-feira. O sorteio da competição o colocou em uma eventual semifinal contra o espanhol Rafael Nadal.

es/dhe/gh/dr/aam