“Agora começa o período mais importante para mim”, disse nesta sexta-feira Roger Federer, que começará sua temporada de grama em Halle, na Alemanha, na segunda-feira após desistir de Roland Garros.

O suíço de 39 anos, que decidiu abandonar a tradicional competição em Paris antes das oitavas de final para preservar sua saúde, costuma disputar o torneio de Halle, que já venceu dez vezes, um clássico preparatório para Wimbledon (28 de junho-11 de julho), seu grande objetivo do ano.

“Quero mostrar o meu melhor tênis na grama e jogar para vencer”, declarou nesta sexta-feira em entrevista coletiva virtual. “Para mim é muito fácil na grama, só preciso de um dia para me sentir bem”, acrescentou.

Desde sua primeira sessão de treinos em Halle, o homem dos 20 títulos de Grand Slam se sentiu confortável: “Eu senti como se tudo voltasse automaticamente para mim na grama”.

Seus principais adversários em Halle serão o alemão Alexander Zverev e o número 2 do mundo Daniil Medvedev.

“Uma vitória mostraria que estou no caminho certo para encontrar confiança e prazer”, acrescentou Federer, “mas o mais importante é que eu não me lesione”.

cpb/dlo/pm/psr/aam