A aparição de um buraco no gramado do Ernst-Happel-Stadion de Viena durante o duelo entre Áustria e Dinamarca pela Liga das Nações na última segunda-feira levou a Federação Austríaca de Futebol (OFB) a examinar minuciosamente o campo e a convocar uma reunião.

“O gramado está sendo examinado com raios X com um aparato especial para ver se outras cavidades podem aparecer”, explicou à AFP um porta-voz da OFB.

“A análise deve terminar na quarta-feira à noite”, enquanto uma “reunião entre a Uefa, a federação e os serviços do estádio” está prevista para esclarecer “mais detalhes” sobre a situação.

“Neste momento está sendo feita uma perícia, mas é provável que tenha havido um aumento significativo das águas subterrâneas do vizinho rio Danúbio, provocado pelas fortes chuvas ocorridas entre domingo e segunda-feira”, acrescentou o porta-voz.

“As águas pressionaram para cima o gramado, o que causou a formação de uma cavidade que provocou o buraco”, continuou.

A OFB prevê o uso de 1.000 metros quadrados de grama se “a camada superior precisar ser trocada rapidamente”, e acrescentou que “a camada inferior foi adensada”.

Um relatório independente recomendou na noite desta quarta-feira que o jogo entre Áustria e França, programado para daqui a dois dias, aconteça normalmente.

“O relatório recomenda claramente que a partida seja disputada como planejado”, disse à AFP o diretor-geral do OFB. “No entanto, temos que esperar pela resposta da Uefa”.

O Ernst-Happel-Stadion, que foi palco da final da Eurocopa de 2008, estará lotado para receber o confronto entre austríacos e franceses pela terceira rodada da Liga das Nações, com 44.800 espectadores previstos para a partida.

ama-jta/jed/jde/dam/mcd/cb