Nesta quinta-feira (23), a Federação de Futebol da Alemanha (DFB) aprovou um novo regulamento sobre os direitos de participação no jogo de pessoas trans, inter e não binárias. As novas regras preveem que atletas com estado civil “diverso” ou “não identificado” podem decidir por si mesmas se vão defender uma equipe feminina ou masculina. O mesmo também será aplicado a jogadores transgêneros, que podem trocar de competição quando acharem melhor. As informações são do GE.
A nova regra já começa a valer valer na próxima temporada, e foi adicionada ao regulamento de jogo da DFB. O novo regulamento, inserido nas categorias de base, futebol amador e futsal, valerá para ligas regionais e estaduais.
“O futebol representa diversidade, e a DFB está comprometida com isso. Ao regular as leis do jogo, estamos criando importantes pré-requisitos para que jogadores com diferentes identidades de gênero possam jogar”, disse o embaixador da DFB, Thomas Hitzsperger.
Para a DFB, a transmissão de valores através do futebol, como a promoção da diversidade e a prevenção da discriminação, é algo selado no estatuto e propósito da federação.