A Fazenda Santa Margarida, localizada no distrito de Joaquim Egídio, Campinas (SP), está com os seus eventos suspensos pela prefeitura da cidade. Ao menos três pessoas que morreram por febre maculosa estiveram em um evento no local, provável de infecção, em 27 de maio. Há ainda a suspeita de que uma quarta pessoa que morreu e uma quinta vítima, que segue internada, também frequentaram o local na mesma época.

Segundo a prefeitura local, “o caso configura-se como um surto de febre maculosa. O distrito de Joaquim Egídio é mapeado como área de risco para a doença”.

No entanto, na página do Instagram da Fazenda, há um link de acesso para a compra do show de Gusttavo Lima, marcado para o dia 21 de julho. Os ingressos podem ser comprados normalmente.

Febre maculosa: local com casos da doença vende ingressos para show de Gusttavo Lima
Ingressos show Gusttavo Lima – Crédito: Reprodução

+ Febre maculosa: Campinas investiga 5º caso e alerta participantes de eventos em fazenda
+ Adolescente com suspeita de febre maculosa morre em Campinas

Fazenda Santa Margarida

Procurada, a Fazenda Santa Margarida afirma que está “comunicando quem comprou sobre as medidas que serão tomadas até lá, para aumentar ainda mais a segurança de todos”.

A Fazenda ressalta que está trabalhando num plano de ação que deverá apresentar aos órgãos competentes ainda essa semana e diz que permanecerá fechada pelos próximos 30 dias para buscar maneiras de viabilizar e estruturar medidas de adequação necessárias. 

“Ressaltamos que toda a documentação da Fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e às exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas e por este motivo os eventos agendados permanecem inalterados”.

A Fazenda completa que, nos últimos anos, nunca houve qualquer caso semelhante a este.

E finaliza com: “a Fazenda Santa Margarida reforça o compromisso em manter e tomar todas as providências necessárias para garantir mais segurança e o conforto de seus visitantes e se mantém aberta ao diálogo com as autoridades e a comunidade durante esse período”.

Ações da prefeitura

Após ser notificado dos casos, na segunda-feira (12), o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) aplicou ações contra a febre maculosa na Fazenda Santa Margarida.

O local só poderá realizar novos eventos depois que apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação. Além disso, os responsáveis foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa.

“Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico. Nos próximos dias, técnicos do Devisa farão uma pesquisa para verificar como está a infestação de carrapatos (pesquisa acarológica) no espaço”, diz a prefeitura em nota à imprensa.