A Fazenda Santa Margarida, localizada no distrito de Joaquim Egídio, Campinas (SP), foi notificada e teve seus eventos suspensos pela prefeitura da cidade. Ao menos quatro pessoas que morreram por febre maculosa estiveram em um evento no local, provável de infecção, em 27 de maio.

“Com isso, o caso configura-se como um surto de febre maculosa. O distrito de Joaquim Egídio é mapeado como área de risco para a doença”, afirma a prefeitura.

+ SP confirma três mortes por febre maculosa em Campinas
+ O que é febre maculosa? Conheça sintomas, causas e tratamento da doença

O caso:

  • Nesta terça-feira (13), foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Campinas a morte por febre maculosa contraída no município de uma moradora de Hortolândia, de 28 anos.
  • À tarde, a secretaria já havia confirmado a morte de um empresário de 42, morador de Jundiaí, que também contraiu a doença no município.
  • Nesta segunda-feira (12), a pasta também confirmou a mesma causa para a morte da namorada do empresário, uma dentista de 36 anos, moradora de São Paulo.

Quarto caso

Segundo a Secretaria de Saúde, há também um quarto caso suspeito de febre maculosa relacionado ao evento de 27 de maio na Fazenda Santa Margarida. Trata-se de uma adolescente de 16 anos, de Campinas, que foi hospitalizada no dia 9 de junho e morreu nesta terça (13).

Ações da prefeitura

Após ser notificado dos casos, na segunda-feira (12), o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) aplicou ações contra a febre maculosa na Fazenda Santa Margarida.

O local só poderá realizar novos eventos depois que apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação. Além disso, os responsáveis foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa.

“Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico. Nos próximos dias, técnicos do Devisa farão uma pesquisa para verificar como está a infestação de carrapatos (pesquisa acarológica) no espaço”, diz a prefeitura em nota à imprensa.

Fazenda Santa Margarida

Procurada, a Fazenda Santa Margarida não respondeu até a publicação da matéria.