Febem, Fleezus e Cesrv apresentam, no dia 23 de fevereiro, quinta-feira, às 21h30, o show Baile do Brime na Casa Natura Musical. Brime! é, em primeira instância, um disco lançado em 2020 unindo o produtor Cesrv e os MC’s Febem e Fleezus.
Brime é um neologismo que adiciona a sigla BR à palavra grime, estilo musical inglês – e pode ser definida basicamente pela inserção de um tempero nacional ao som UK. O conceito virou, a partir daí, um novo gênero, que mescla referências brasileiras de rap e funk com os sons londrinos que formam o grime, como UK garage, o dubstep e o jungle.
A história começa com uma viagem a Londres. Os três artistas (Cesrv, Febem e Fleezus) já conheciam alguns artistas internacionais relacionados ao gênero musical grime. Porém, foi indo à Inglaterra que eles puderam entender as conexões que existem entre os subúrbios de Londres e as periferias de São Paulo – seja nas buscas sonoras ou no estilo visual, com camisetas de time e tracksuits esportivos.
Nessa troca, a palavra Brime surgiu entre os três artistas e as diferentes sonoridades começaram a fluir: rap, funk, drill, afrobeat e, claro, o grime, construindo o universo sonoro desse trabalho. Tematicamente, temos o cotidiano das ruas, a cidade de São Paulo, as festas e o futebol. No Brime, assim como no grime, ficam de lado as marcas de grife e a ostentação, e entram em cena as roupas esportivas e o dia a dia das “quebradas”.
Segundo o produtor musical Cesrv (Cesinha), em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, “as pessoas estão olhando os gringos e tentando fazer igual, buscando uma identidade. Quisemos mostrar o que tem no Brasil, olhar para o que você tem na sua quebrada. Referências da sua vida, da sua mãe, da sua vivência”. A viagem a Londres e esse processo de germinação do Brime são capturados no documentário “Say Nuttin”, com produção executiva do selo CEIA Ent. em parceria com as marcas Sigilo e Adidas.
Esse processo todo ganha corpo com o lançamento do disco “Brime!” em 2020. Aclamado pelo público e crítica, o álbum foi ganhador do prêmio de disco do ano pelo Genius e apareceu em diferentes listas de melhores de 2020, como nos sites Música Instantânea, Popload e FFW. Além disso, o trabalho rendeu matérias em mídias nacionais, como a Folha de S. Paulo, a RAP TV e o PlayGround Brasil, e gringos, como DJ Mag, GRM Daily e Red Bull UK. O grupo também marcou presença no line-up de grandes festivais, como o Coala Festival (São Paulo) e o Primavera Sound São Paulo.