SÃO PAULO, 9 JUL (ANSA) – A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) ultrapassou a marca de 3 mil respiradores produzidos em toda a Itália para responder a emergência de saúde pública provocada pela pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2. O número foi batido devido à parceria entre a FCA, o departamento de Proteção Civil da Itália, o comissário especial para a Covid-19 Domenico Arcuri e a única empresa que produz esses equipamentos médicos na Itália, a Siare Engineering, com sede em Valsamoggia.   

O projeto foi liderado pelos representantes da Siare, Giuseppe e Gianluca Preziosa; pelos funcionários italianos da FCA sob o comando de Luigi Galante, Head de Manufatura de Marcas Premium da FCA para a região EMEA; por Ennio Meccia, diretor de Engenharia de Manufatura da FCA para a região EMEA; e por Carlo Di Giacomo, diretor da planta de Cento, perto de Bolonha, na Itália.   

De acordo com comunicado oficial, antes do início da pandemia, a produção mensal da empresa italiana era de cerca de 125 dispositivos médicos elétricos. No entanto, o negócio foi repensado e, com a ajuda de todos os envolvidos, a produção saiu de 8 para 8 unidades por dia. Entre as mudanças na organização, está a possibilidade de fabricar válvulas solenoides, o que representa o “coração pulsante” de um respirador, na fábrica da FCA de Cento. Além disso, foi encontrada uma solução tecnológica para adaptar a linha de produção nos laboratórios da Siare Engineering, em Bolonha, para as válvulas feitas pela Fiat. A produção das válvulas solenoides na planta da FCA provocou uma redução de pelo menos 30 a 50% no tempo necessário para finalizar a construção de um dispositivo na fábrica de Valsamoggia. Desde o início da pandemia, a FCA tem contribuído para combater a emergência sanitária. Em março, o CEO da FCA, Mike Manley, anunciou que a empresa converteria uma de suas unidades para a produção de máscaras cirúrgicas.   

Além disso, no Brasil, a FCA cedeu uma área de 2 mil metros quadrados, a sede do Fiat Clube, em Betim (MG) para a instalação de um hospital de campanha. (ANSA)