Fazer xixi com sangue deve ser um motivo de preocupação?

Unsplash
Foto: Unsplash

Ver o xixi com sangue no banheiro não é algo que choque as mulheres, uma vez que nós ficamos menstruadas. Menstruação é sangue. Fim de história. Mas e quando ele aparece no vaso sanitário ou no papel higiênico com um aspecto diferente ou bem distante do seu período menstrual?

Primeiro: não enlouqueça, mas também não ignore. Ver sangue em sua urina nunca é uma coisa normal. Portanto, descobrir o que está acontecendo indo ao médico deve ser a primeira coisa na sua lista.

Então por que posso ter feito xixi com sangue?

Para começar, isso tem um nome médico: hematúria. De acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (EUA), existem dois tipos dele: hematúria macroscópica (quando você pode ver sangue na urina) e hematúria microscópica (quando o sangue não é visível a olho nu, mas pode ser detectado sob um microscópio).

Existem algumas razões pelas quais você pode fazer xixi com sangue. “As mais prováveis são pedras nos rins – massas pequenas e duras que podem se formar nos rins e passar pela urina – e infecções do trato urinário (ITUs)”, diz Jennifer Linehan, médica urologista e professora associada de oncologia urológica no hospital John Wayne Cancer Institute at Providence Saint John’s Health Center in Santa Monica (EUA).

Leia mais

Quantas vezes por dia é normal fazer xixi?
Mycoplasma genitalium: porque essa DST merece sua atenção
9 mitos e verdades sobre a infecção urinária

“Em alguns casos, o exercício intenso, como correr uma maratona, pode fazer com que você tenha sangue na urina também. Contudo, isso é bastante raro e normalmente só acontece em atletas profissionais”, completa. Outras causas menos frequentes incluem endometriose, infecção na bexiga ou rins (ou a próstata, para homens), e em casos muito raros, câncer de bexiga ou rim.

Eu devo consultar um médico?

“Sim, por favor. Mais uma vez, fazer xixi no sangue nunca é bom ou normal”, diz Jennifer.
Em sua visita ao médico provavelmente será feito um exame físico, onde o profissional pressiona o abdome para verificar as áreas sensíveis, além de um exame de urina para procurar alguma infecção. “Se tudo estiver certo, pode ser que você precise fazer uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada para ver se tem pedras nos rins ou um tumor”, acrescenta ela.

E não vá pensando que pode fazer algo em casa. A única coisa que você deve fazer é ir até um hospital para buscar ajuda profissional, mesmo que você encontre soluções na internet que digam o contrário.