Algoz do brasileiro Thiago Monteiro, o holandês Robin Haase eliminou nesta sexta-feira o principal favorito ao título do Torneio de Gstaad. Ele superou o belga David Goffin, atual 13º do mundo e cabeça de chave número 1 da competição suíça, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/1.

Atual 50º do ranking, Haase vai enfrentar na semifinal o alemão Yannick Hanfmann. Vindo do qualifying, o 170º do mundo superou o português João Sousa em três sets, com parciais de 6/7 (10/12), 6/2 e 6/2.

Apesar do embalo do holandês, o favoritismo pende para o outro lado da chave. O italiano Fabio Fognini, quarto cabeça de chave, e o espanhol Roberto Bautista Agut, segundo pré-classificado, vão disputar a outra semifinal do torneio suíço, de nível ATP 250.

Para avançar, Fognini precisou vencer uma batalha de três sets, de 1h50min de duração, contra o letão Ernests Gulbis. O italiano fechou o jogo por 6/3, 4/6 e 6/3. Bautista Agut, por sua vez, despachou o usbeque Denis Istomin por 6/3 e 6/4.

O tenista da Itália leva vantagem contra o espanhol no retrospecto direto no circuito profissional. São quatro vitórias contra duas de Bautista Agut. Mas eles não se enfrentam desde 2014.