ROMA, 06 JUL (ANSA) – Os filmes “Favolacce”, de Damiano e Fabio D’Innocenzo, e “Pinóquio”, de Matteo Garrone, são os principais vencedores da edição de 2020 do Nastro d’Argento (“Fita de Prata”), prêmio concedido pelo Sindicato Nacional dos Jornalistas Cinematográficos da Itália (SNGCI).   

A premiação é uma das mais cobiçadas no país, e a cerimônia acontecerá na noite desta segunda-feira (6), no Museu Maxxi, em Roma, porém os vencedores foram anunciados com algumas horas de antecedência.   

“Favolacce”, premiado com o Urso de Prata de melhor roteiro em Berlim, faturou as estatuetas de melhor filme, produção, roteiro, fotografia e figurino.   

A obra dos irmãos gêmeos Damiano e Fabio D’Innocenzo aborda as tensões entre famílias que vivem nos subúrbios de Roma. Já “Pinóquio”, releitura de Garrone para a fábula infanto-juvenil de Carlo Collodi (1826-1890), ganhou nas categorias de melhor direção, ator coadjuvante (Roberto Benigni), cenografia, montagem, trilha sonora e figurino (prêmio dividido com “Favolacce”).   

Pierfrancesco Favino ganhou como melhor ator por “Hammamet”, enquanto Jasmine Trinca foi eleita melhor atriz por seu papel em “La Dea Fortuna”. Valeria Golino venceu como melhor atriz coadjuvante por “Retrato de Uma Jovem em Chamas” e “5 è Il Numero Perfetto”.   

Já o premiado Toni Servillo (“A Grande Beleza”) receberá um Nastro d’Argento pela sua carreira. (ANSA)