Faustão teve prioridade na fila devido ao seu ‘estado grave de saúde’, diz ministério

Faustão teve prioridade na fila devido ao seu 'estado grave de saúde', diz ministério

Faustão passou por uma cirurgia de transplante de coração na tarde deste domingo, 27. De acordo com o Ministério da Saúde, o apresentador foi priorizado “em razão de seu estado grave de saúde, ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento”.

A pasta ressalta que a lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. A estrutura é gerenciada pelo próprio ministério.

“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica.”

+ Faustão faz transplante de coração; boletim médico diz que cirurgia foi bem sucedida
+ Christiane Torloni gera controvérsia após gafe em mensagem para Faustão

Transplante

A operação, que durou 2h30, foi realizada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Fausto Silva está internado desde 5 de agosto com um quadro de insuficiência cardíaca.

“O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”, afirma o hospital em nota divulgada.

Segundo o Albert Einstein, a cirurgia foi realizada com sucesso e Faustão permanece na UTI.

“As próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”.