O faturamento total líquido do setor de máquinas e equipamentos caiu 14,9% em janeiro em relação a dezembro, informou nesta quinta-feira a Abimaq, entidade que congrega as empresas do segmento. Na comparação com janeiro do ano passado houve uma queda de 4,3%. Já no acumulado de 12 meses até janeiro houve um aumento de 18,3%.

O consumo aparente da indústria de máquinas e equipamentos cedeu 7,1% ante dezembro de 2021, caiu 5% na comparação com o mesmo mês do ano passado e aumentou 15,1% no acumulado de 12 meses até janeiro.

No comércio exterior, o setor de máquinas e equipamentos viu suas exportações recuarem 38,4% em janeiro ante dezembro e cresceram 25% sobre janeiro do ano passado. No acumulado de 12 meses as exportações recuaram 37%.

As importações, nas mesmas bases de comparação, caíram 7,2% ante dezembro, aumentaram 11,5% ante janeiro do ano passado e avançaram 25,4% no acumulado de 12 meses.

O nível de emprego no setor, de acordo com a Abimaq, cresceu 1,3% em janeiro ante dezembro, aumentou em 12,5% ante janeiro do ano passado e passou a acumular alta de 15,9% em doze meses até janeiro.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) do setor caiu 1,9 ponto porcentual em janeiro, na sua quinta queda consecutiva, para 77,6%.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias