Faturamento do futebol europeu cai pela primeira vez em 20 anos

TURIM, 15 OUT (ANSA) – O presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA) e da Juventus, Andrea Agnelli, afirmou nesta quinta-feira (15) que o volume de negócios do futebol europeu caiu pela primeira vez em 20 anos.   

Agnelli também destacou que o volume de faturamento do futebol do velho continente está em “forte declínio” em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).   

“Após 20 anos de crescimento contínuo do sistema, pela primeira vez o volume de negócios do futebol europeu está em forte declínio. As estimativas levam à hipótese de que 360 clubes das primeiras divisões necessitarão de aumentos de capital de um total de cerca de 6 bilhões de euros”, explicou Agnelli.   

Apesar do impacto econômico causado pela Covid-19, o presidente da Juve destacou que o mundo do futebol tem mostrado uma “grande união”.   

“O mundo do futebol mostrou uma grande união. Temos feito todo o possível para relançar a indústria do futebol. Se esta mesma convergência se reproduzir nos próximos meses, tenho a certeza que sairemos fortalecidos e com um show ainda mais atraente para os torcedores”, explicou o dirigente.   

Em setembro, na 24ª Assembleia Geral da ECA, Agnelli informou que o futebol do velho continente pode perder até 4 bilhões de euros nos próximos anos em decorrência da pandemia.   

Em seu discurso, o italiano disse acreditar e termer que grandes clubes do continente podem perder mais dinheiro do que federações. (ANSA).