Setenta mil doses de vacinas contra a febre amarela, vendidas pela Fiocruz, foram rejeitadas pelas autoridades sanitárias do Sudão. O produto chegou ao país africano sem os lacres necessários para garantir sua conservação. O caso é o mais recente numa série de problemas relacionados à produção da fundação – cuja excelência histórica não se questiona.  Funcionários do Complexo Tecnológico de Vacinas de Manguinhos informaram à coluna que os descartes de lotes por contaminação cresceu consideravelmente nos últimos tempos.

2426_BOECHAT-ABRE-IE
Rafael Andrade/Folhapress

Justiça do Trabalho
Togas solidárias
Associações de magistrados, procuradores da Justiça do Trabalho e ministros do TST querem promover um ato em defesa da CLT. Estão preocupados com o discurso que precariza as relações entre patrões e empregados em troca apenas da preservação do emprego e ênfase na terceirização, aproveitando-se da crise econômica. Um ministro do TST explica que a pretexto de valorizar a negociação coletiva tem se buscado entregar a poucos sindicatos fortes e a muitas entidades fracas o poder de reduzir direitos mínimos assegurados em lei e na Constituição. “Nunca é demais lembrar que os nossos sindicatos vivem da contribuição anual obrigatória, instituída nos anos 40 do século passado”.

Agricultura
“Yes”, “no”…
Blairo Maggi deu sinais de que vai tirar Mauricio Lopes da presidência da Embrapa, estatal com relevante papel no crescimento do agronegócio no País. Acha que a empresa segue estratégias ultrapassadas. Maurício Lopes nem fez parte da comitiva de Maggi, que foi a China na semana passada para reunião de ministros da Agricultura do G-20 (19 países de economia mais desenvolvidas do mundo e a União Europeia). Aliás, o maior produtor individual de soja do mundo precisou o tempo todo de tradutor para falar em inglês com seus colegas.

2426_BOECHAT-6-IE
Elza Fiuza/Agencia Brasil

Lava Jato
“Bye, bye”
O envolvimento de Sergio Machado com a Lava Jato afeta o clã do ex-presidente da Transpetro. O filho caçula Expedito Machado Neto colabora com as autoridades, após investigadores identificá-lo como operador do PMDB . Já Sérgio Firmeza Machado deixou o Credit Suisse. E seu próximo destino deve ser morar nos EUA, mais precisamente em Miami.

Veículos
Menos burocracia
Aprovado na CCJ do Senado na quarta-feira 1, o plenário do Congresso votará em breve Projeto de Lei da Câmara (PLC 140/2015) que permite o licenciamento anual de veículos pela internet, sem necessidade de vistoria. “Mesmo sem previsão legal, alguns estados cobram taxas de inspeção, e mais grave, não fazem o serviço técnico”, diz o relator Marcelo Crivella. Se a ideia vingar, o dono do veículo coloca no site do Detran os dados de seu veículo, sendo responsável por tudo que informa, e receber o certificado de registro (CRV) em casa, pagando as despesas de postagem. Um sopro de esperança para as longa filas atuais de vistoria.

2426_BOECHAT-4-IE

Forças Armadas
Humores aéreos
Está em curso na Aeronáutica um plano para readequação de sua estrutura aos tempos de crise. Embora soe caricato, diante de gastos faraônicos com caças suecos, o fato é que várias bases regionais poderão ser reduzidas ou desativadas, assim como o expediente nos quartéis às sextas-feiras já foi suspenso por medida de economia. Em tal quadro, cresce na FAB o desconforto diante do dispêndio milionário com jatinhos executivos para viagens pessoais de figurões da República, com destaque para Eduardo Cunha e afins. Uma nota apócrifa exigindo o fim da imoral mordomia circula entre jovens oficiais.

Presidência da República
Foco no chanceler
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República recebeu denúncia contra o ministro das Relações Exteriores, José Serra. O líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), e deputados do partido, acusam o tucano de constranger diplomatas, ao enviar circular às chancelarias e consulados do Brasil, na terça-feira 24, para que “combatessem ativamente” a noção de que o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff seja na verdade um “golpe”. O chanceler nega estar partidarizando a condução da política externa do País.

Política 1
Novos amigos
A audiência concedida por Michel Temer a José Rainha fritou os miolos de muita gente no Planalto. Assessores palacianos ainda se perguntam por que o presidente recebeu, a sós, o maior inimigo da numerosa e aliada bancada ruralista no Congresso, para quem o ex-líder do MST é a expressão do capeta na Terra. Os que tentaram decifrar o enigma arriscam que Temer acredita ser possível, com os infinitos encantos do poder, aplacar em boa dose a ira dos movimentos sociais hostis ao governo provisório.

2426_BOECHAT-2-IE
Sérgio Lima/Folhapress

Política 2
Se-lo-foram-se?
Aliás, sem que a pergunta soe provocativa, por favor: onde estão as massas que o PT prometeu levar às ruas para infernizar a vida do interino?

Museu
“Sine die”
Prevista para junho, a inauguração do Museu da Imagem e do Som, na praia de Copacabana, será adiada novamente. Faltam cerca de R$ 40 milhões para conclusão da obra, numa área de 9,8 mil metros quadrados, onde também ficará o Museu Carmen Miranda. A crise no governo fluminense não permite sequer projetar o dia em que os operários sairão de cena para a entrada da arte.

Cinema
Tela grande
Fazer seu primeiro filme – “O outro lado do paraíso”, que estreou na semana passada, com direção de André Ristum – fez o editor Luiz Fernando Emediato interessar-se pelo mercado de cinema. Sua nova produtora, Geração Entretenimento, associou-se com a Gullane Entretenimento para rodar cinco filmes – dois thrillers políticos imediatamente. O primeiro, sobre escândalos e corrupção no mercado financeiro, será dirigido pelo campeão de bilheteria Roberto Santucci. O segundo, um épico sobre famoso político nordestino, contará meio século da história do Brasil, sob o comando de André Ristum.

Transportes
Mais tarde
Formada por grandes entidades classistas, como as confederações nacional da indústria (CNI) e a dos transportes (CNC), a Comissão Portos ia se reunir na quinta-feira 2, no Rio de Janeiro. Um dos itens da pauta era a eleição do presidente.  O encontro foi adiado. Por coincidência, após Benedito Rodrigues, o Bené, citar em delação premiada o ex-ministro das Cidades, Marcio Fortes, como beneficiário de propina de R$ 1 milhão, no rastro da Operação Acrônimo – ele nega. O hoje consultor da Firjan seria candidato no pleito.

Literatura
Meta ousada
Grande aposta da Best Business (selo de negócios do Grupo Editorial Record), Cesar Sousa lança em junho “Clientividade”, livro em que apresenta um conceito inovador, oficialmente registrado, que promete ser um antídoto contra a crise.  Cesar, que é um dos palestrantes mais requisitados do País, estabeleceu a meta de vender 100 mil exemplares. Ele já conta na bagagem a marca de 300 mil com o livro “Você é do tamanho dos seus sonhos”, que ganhará uma nova edição também em junho.

2426_BOECHAT-5-IE
Divulgação