Primeira a desfilar no segundo dia das escolas de samba do Grupo A do Rio, a São Clemente trouxe um enredo com críticas ao aspecto comercial do carnaval. O enredo falou sobre o excesso de turistas entre os integrantes das escolas, musas de bateria que pagam por seus postos, entre outras críticas.

Em uma das alas, as críticas foram sobre a forma como a televisão influencia e determina muitos dos aspectos dos desfiles. A TV Globo detém há anos os direitos exclusivos sobre a transmissão do carnaval.

Ao comentar a passagem da ala Toda Poderosa, Fátima Bernardes disse: “Olha a ala ‘Toda poderosa’. Mais uma crítica. Uma crítica aos componentes, às celebridades, que correm pra frente de uma câmera sem se preocupar com a evolução. E correm pra frente das câmeras da Globo porque é a gente que transmite esse desfile lindo”.

O comentarista Milton Cunha acrescentou: “É o povo que quer desfilar só para aparecer na transmissão”. E Fátima completou: “Sabe a visibilidade que é participar de um desfile assim”.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias