DETROIT, 17 AGO (ANSA) – Desde que o mundo perdeu a rainha do soul nesta quinta-feira (16), fãs e artistas têm prestado homenagens à cantora americana Aretha Franklin. Até a NASA se pronunciou, lamentando a morte da artista aos 76 anos, após uma longa batalha contra um tipo raro de câncer no pâncreas.   

Os fãs se reúnem na igreja New Bethel Baptist Church, em Detroit, onde Aretha cantou pela primeira vez. As flores, os balões e as palavras de gratidão, no entanto, não deixam um clima de velório no local que pertencia ao pai da cantora. O que se sente é orgulho pela vida e carreira do ícone musical.   

Diversas personalidades, nacionais e internacionais, lamentaram a morte da cantora que teve forte influência na cultura americana. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o Twitter para se pronunciar: “ela era uma mulher com um maravilhoso presente de Deus, a sua voz”.   

O ex-presidente Barack Obama, as cantoras Barbra Streisand e Patti LaBelle, assim como Diana Ross, Elton John e Paul McCartney, também publicaram mensagens de respeito à artista.   

Já a atriz brasileira Bárbara Paz usou o Instagram para homenagear a cantora, publicando um trecho de “Say a Little Prayer”, canção que serviu de trilha sonora para o seu romance com Supla na 1ª edição do reality “Casa dos Artistas”, de 2001.   

Além disso, a NASA divulgou uma nota em pesar ao falecimento da cantora, anunciando que o asteroide 249516 Aretha “continuará orbitando além de Marte”. O objeto celeste foi encontrado pela missão NEOWISE em 2010 e batizado por Amy Mainzer, principal pesquisador do projeto.   

Já o ator Jim Carrey e a cantora Toni Braxton foram infelizes em suas publicações, já que viralizaram na internet pelo lado negativo. Carrey fez um retrato da cantora nas redes sociais, mas muitos criticaram a paleta de cores escolhida por ele.   

Aretha Franklin parece ter sido retratada branca.   

E Toni Braxton publicou uma foto em que aparece com Franklin e com outras duas pessoas, mas não retira a busca do Google de onde pegou a foto. Assim, em poucos momentos, antes mesmo de conseguir eliminar a foto, o tuíte já tinha viralizado e virado notícia em diversos lugares.   

Informações sobre o velório e funeral da cantora ainda não foram divulgadas. (ANSA)