Uma multidão de fãs fez fila no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro, nesta sexta-feira, 25, para se despedir de Preta Gil. O velório foi aberto ao público às 9h e seguiu até 13h, sendo reservado à família e amigos próximos.
Do lado de fora, à espera de passar pelo salão do teatro e dar o último adeus à artista, integrantes de fã clubes e admiradores levaram bandeiras, usaram camisetas personalizadas com imagens de Peta, e cantaram a canção de maior sucesso da artista, que defendeu tantas causas sociais importantes.
+Veja as principais imagens do velório de Preta Gil no Rio de Janeiro
+Velório de Preta Gil acontece hoje no Theatro Municipal do Rio; veja detalhes
“Ela fez a gente se reconhecer enquanto mulher, enquanto mulher gay. Nos ajudou nas nossas lutas, nas nossas bandeiras. Então, ela deixa esse legado de representatividade para a gente, fazendo a gente se sentir capaz, vivas. A preta sempre vai fazer parte da nossa história, ela se eternizou, antes mesmo de partir, ela já tinha se eternizado. E a presença dela vai continuar para a gente”, disse Thaila Sampaio, 37 anos, analista de negócios, moradora da zona norte do Rio, que saiu de casa só para prestar homenagem à cantora.
“Preta representou alegria para o carioca, é sinônimo de paz, da nossa gente, lutou pela nossa raça negra, o pai dela também. Todos os blocos da Preta eu estava aqui no centro para aplaudi-la e assisti-la de perto. Parece que ela está indo em paz. Recebeu uma despedida à altura dela”, declarou Isabela Moraes de Leal, 42 anos, merendeira, que trabalha no centro, mas disse que sairia de casa só para comparecer ao velório.
“Deixou um legado, a história dela é muito bonita, o nome dela é muito conhecido, e toda população que está aqui para ver nunca vai esquecer a Preta Gil. Ela ficou marcada na nossa história e na nossa cultura. Ela como mulher negra era a nossa representação, por isso que ela é tão amada por tantas pessoas”, relembrou Ana Carla, 19 anos, professora de educação infantil, moradora da zona norte.
O corpo de Preta segue em cortejo até a zona portuária do Rio, onde acontece uma despedida íntima para a família e amigos, antes de ser cremado.
#ISTOÉGENTE Fãs de Preta Gil se despedem da artista: ‘Presença dela vai continuar para a gente’ pic.twitter.com/DtRsGG5GH9
— Revista ISTOÉ (@RevistaISTOE) July 25, 2025