Criador do universo de mangás e desenhos animados “Dragon Ball”, o japonês Akira Toriyama faleceu aos 68 anos em 1 de março. A notícia foi divulgada nesta sexta-feira, 8, por sua editora e estúdio de produção.

+ Akira Toriyama, criador do mangá ‘Dragon Ball’, morre aos 68 anos

A causa da morte de Toriyama foi um hematoma subdural agudo, o acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. Segundo a produtora Bird Studio, ele tinha “vários projetos em pleno processo de criação, com grande entusiasmo”.

Nas redes sociais, fãs de Dragon Ball lamentaram, com pesar, a morte do criador da obra. Até mesmo o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, se mobilizou no X/Twitter.

“Akira Toriyama marcou três gerações diferentes com Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super [….] Suas obras construíram caráter e deram inspiração pra milhões de pessoas no mundo inteiro. Toriyama-sensei é, sem sombra de dúvidas, uma referência cultural em qualquer país”, escreveu o deputado federal Kim Kataguiri, em seu perfil na rede social.

“Obrigado por marcar o mundo dos animes, marcar diversas infâncias e inspirar tantas outras obras”, agradeceu um internauta.

Confira a repercussão: