Agronegócio

Farsul: índice de custo de produção tem quarto mês seguido de queda em setembro

São Paulo, 23 – O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou queda de 0,14% em setembro, pelo quarto mês consecutivo, mostra relatório divulgado nesta quarta-feira, 23, pelo Sistema Farsul. A queda dos preços dos fertilizantes (11% na média ante igual mês de 2018) foi o principal fator para a redução do IICP em setembro, informa em boletim a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Com a queda do IICP no mês passado, o índice acumulado em 12 meses apresentou queda de 2,68%. Do começo do ano passado até maio deste ano, os cusde tos produção, medido pelo IICP, se valorizavam mais rapidamente que o IPCA.

No entanto, a partir de setembro, o IICP acumulado em 12 meses registra desvalorização, enquanto a inflação medida pelo IPCA acumula alta de 2,89%.

Já o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) teve uma valorização de 3,88% em setembro, especialmente influenciado pela alta do preço da soja, reflexo da valorização da taxa de câmbio.

“O preço do arroz também contribuiu para o desempenho do índice”, relata a Farsul.

O IIPR acumulado em 12 meses revela que o preço que o produtor recebe está 4,01% menor que o mesmo período do ano anterior, resultado inverso ao IPCA Alimentos que atingiu crescimento de 3,56%. Isso mostra um descolamento entre os dois indicadores no curto prazo, conclui a Farsul.

Veja também

+ Entenda como a fase crítica da pandemia de Covid-19 pode ter sido superada em SP
+ Ford Ranger supera concorrentes e é líder de vendas
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Cantora Patricia Marx se assume lésbica aos 46 anos de idade
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior