– Aqui é bate-papo sincero, né? Não tem mentira. Vão perguntar da lipo. O que eu falo?” — pergunta Bianca Andrade à mãe, no intervalo de um programa de rádio.

— Ué, fala a verdade ­— é a resposta que ela ouve. Bianca é uma das blogueiras de beleza mais conhecidas do Brasil. Como Boca Rosa, ela tem 4,7 milhões de seguidores no Instagram e 4,5 milhões no Youtube. Ela sempre insistiu em dizer para os seus seguidores que havia perdido 12 quilos apenas com dieta, exercícios e usando uma cinta modeladora. Sem que ela soubesse, a verdade sobre a lipoaspiração foi transmitida em tempo real pela internet, por meio da página no Facebook do programa de rádio para o qual ela dava entrevista. Imediatamente os seguidores de Bianca começaram a comentar nas redes sociais sobre o flagra. Para muitos de seus críticos, o deslize tem uma implicação moral: ela alegava ter um corpo que era impossível de ser conquistado apenas com o estilo de vida que ela vendia – e que com certeza gerava frustração em outras garotas que seguiam a mesma dieta e exercícios, mas que não conseguiam ter o abdômen trincado igual da youtuber. Evidentemente, como influenciadora, ela tem a responsabilidade de dizer a verdade.

Bianca desativou os comentários momentaneamente e depois explicou pela rede social o motivo que a levara a omitir a cirurgia. “Eu fiz a lipo junto com a do silicone, com uma gordura que eu tinha embaixo do peito, que eu tive e voltei a ter após a operação. Ou seja, a lipo não adiantou de nada”, disse. Ela ainda comentou que a principal fase do emagrecimento começou quando ela estava fazendo dieta sem produtos industrializados, apenas com as “comidinhas da terra”, como ele escrevia nas legendas motivacionais que a ajudaram a fazer tanto sucesso. A gafe fez com que Boca Rosa entrasse nos Trending Topics do Twitter e fosse pauta de vários jornais, mas não diminuiu a popularidade da jovem. O número de seguidores continuou o mesmo e a maioria dos comentários nas novas postagens é de apoio a Bianca. “O próprio usuário sabe que a vida virtual necessariamente não é a vida real”, diz Gian Marco La Barbera, COO da IFruit, agência brasileira de Digital Influencers. “No primeiro momento há até uma perda de seguidores. Mas, no médio prazo, as pessoas relevam o erro”, complementa. Esta não é a primeira vez que Boca Rosa se envolve em polêmica. Em 2014, ela foi contratada como maquiadora por uma noiva, porém não apareceu no horário marcado. A noiva teve que ser maquiada pela irmã e entrou na Justiça contra Bianca. Em uma audiência, elas fizeram um acordo e a blogueira pagou uma indenização de R$ 15 mil reais para a vítima. À época ela pediu desculpas publicamente pelo ocorrido.

A modelo Essena decidiu revelar os segredos das fotos maravilhosas que postava

“No primeiro momento há até uma perda de seguidores. No médio prazo, as pessoas relevam o erro”
Gian Marco La Barbera, COO da IFruit, agência de Digital Influencers

EXEMPLO

Na contramão das mentiras para manter um status nas redes sociais está a australiana Essena O’Neill, que tinha mais de 700 mil seguidores no Instagram quando decidiu revelar a verdade por trás das fotos. Após deletar a maioria das imagens que tinha na rede social, ela mudou a legenda das que restaram. Nelas, revelava como cada uma tinha sido feita. Fotos felizes eram feitas com base de muita maquiagem e insistência. A pose feliz da ioga matinal não ia além de uma foto posada várias vezes embaixo de um sol escaldante durante a tarde. Após grande repercussão, a australiana decidiu deletar a conta. Mas a mensagem foi dada: quem vê a vida virtual, não vê a realidade.