A ‘Farofa da Gkay’, famosa festa promovida pela influenciadora Gkay para celebrar seu aniversário, que deu início na segunda-feira (5) e vai até quarta-feira, está dando o que falar nas redes sociais. Na noite de ontem, rolou muito beijo e pegação no evento, que conta com diversos famosos da internet.
A IstoÉ Gente conversou com o médico Wanderley Cerqueira, neurocirurgião e neurologista do Hospital Albert Einstein e da Rede D’Or, que explicou as doenças que podem ser transmitidas pela saliva por conta de um beijar o outro na ‘Farofa’.
Beijar na boca pode causar doenças ?
Beijar na boca pode ser bem perigoso se não tomarmos alguns cuidados básicos. Muitas doenças podem ser transmitidas pelo beijo, naquele momento entre a troca de saliva. Doenças virais e também bacterianas. Veja abaixo as doenças que podem ser transmitidas!
Herpes Labial
Herpes labial é causada pelo vírus HSV-1 e pode causar dor, coceira e feridas na boca do lado interno e também externo. Altamente transmissível pelo beijo na boca.
Candidíase oral (sapinho)
A candidíase oral é causada pelo fungo Candida albicans, que é conhecida popularmente como sapinho. Acontece o aparecimento de lesões brancas na língua ou na parte interna das bochechas.
Sífilis
Apesar de ser uma infecção sexualmente transmissível (IST) bastante conhecida, a sífilis também pode ser passada através da saliva. Ela é causada pela bactéria Treponema pallidum e, inicialmente, provoca pequenas lesões na boca ou na região genital. Entretanto, se não tratada da forma correta, pode evoluir para uma doença crônica, levando a lesões cerebrais, cardíacas e ósseas.
Influenza (gripes)
As gripes e também os resfriados são facilmente transmitidos pelo beijo. Entre os sintomas em comum estão dores no corpo e na garganta, mal-estar, nariz entupido, tosse e cansaço.
Caxumba
A caxumba é uma infecção causada pelo vírus Paramyxovirus e transmitida por gotículas de saliva. Os sintomas são inchaço e dor na região da mandíbula, febre alta, dores ao mastigar e engolir, dor de cabeça, além de fraqueza e perda do apetite. No caso dos homens, o vírus pode ainda causar inflamação na região dos testículos.
Catapora
É uma infecção pelo vírus varicela-zoster transmitida por gotículas e aerossóis eliminadas pela boca ou nariz e também pode ser transmitida pela troca de saliva. Surgem com pequenas bolhas na pele, que vão se espalhando pelo corpo e podem agravar e se tornarem feridas. Além disso, pode surgir dor no corpo, febre e cansaço
HIV
É muito remota e rara a possibilidade de infecção deste vírus pela saliva durante o beijo. Mas é possível acontecer. Se a pessoa tiver lesões na boca, como aftas, feridas, dentes infeccionados e abertos, e a outra parte também tiver algo nesse sentido, pode facilitar a entrada do vírus e a infecção. A saliva tem pouca carga viral desse vírus, mas é bom ter cuidado.
HPV
Mais comum a transmissão durante o sexo e no sexo oral, e apesar de rara, é possível a transmissão do HPV pelo beijo. Se uma das pessoas tiver lesão ou verruga por HPV na boca.
Meningite
A meningite é uma doença grave caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso. Essa doença pode ter causas variadas, como lesões, medicamentos, cânceres e infecções por bactérias, vírus e fungos. Como no momento do beijo ocorre a troca de saliva, esta pode contar organismos capazes de desencadear a doença, como a bactéria Neisseria meningitidis.
Doença do beijo pelo vírus Epstein-Barr é a doença mais comum transmitida pelo beijo
O vírus Epstein-Barr, é conhecido por ser um patógeno causador da mononucleose infecciosa, ou como é popularmente chamada, a “doença do beijo”. Mas o que é mais preocupante é que esse vírus também pode ser um agente causador da Esclerose múltipla, doença auto imune que tem vários desdobramentos, e também pode causar outras doenças seríssimas, como: artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil, doença inflamatória intestinal, doença celíaca, lúpus e até diabetes tipo 1, segundo um estudo publicado na Revista britânica Nature.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, pessoas entre 15 a 25 anos são os mais infectados pela doença, principalmente os moradores das grandes cidades, e no período do Carnaval e grandes show e eventos.
O que é a Farofa da Gkay ?
‘A Farofa Da Gkay’ acontece desde 2017. Neste ano, o evento badalado promete ser ainda maior. Como a festa acontece em Fortaleza, no Ceará, Gkay fretou um avião, que sairá de São Paulo nesta segunda, para levar cerca de 200 convidados.
Estima-se que a influenciadora tenha chamado mais de 500 pessoas para a festa, sendo a maioria famosos e influenciadores. Todos ficarão hospedados em um mesmo hotel, que assim como toda a festa, será bancado por Gkay.