Preso desde agosto do ano passado, Gladson Acácio dos Santos, conhecido como Faraó dos Bitcoins, ficou muito próximo de ser eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro. Ele recebeu 37.035 votos no pleito realizado no último domingo (2).

Gladson Acácio foi preso em agosto de 2021 na Operação Kryptos, realizada pela Polícia Federal, e está atrás das grades no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de liderar uma organização criminosa que realizava esquema de pirâmide envolvendo criptomoedas.

A votação do Faraó dos Bitcoins, com mais de 37 mil votos recebidos, é suficiente para elegê-lo, mas sua candidatura foi impugnada em setembro deste ano por ministros do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), com base na lei da ficha limpa. Sendo assim, os votos são considerados inválidos.

O Faraó dos Bitcoins, além dos crimes contra o mercado financeiro, também responde por tentativa de homicídio praticado por um grupo de extermínio.