Um incêndio destruiu a fábrica de fantasias de carnaval Maximus Confecções, em Ramos, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 12. A escola de samba Império Serrano informou que toda a produção das fantasias estavam no local. Ao menos 12 pessoas ficaram feridas.
Segundo a “Globo News”, pelo menos 100 pessoas trabalhavam no local, quatro delas se refugiaram na parte externa e pediram socorro, envoltas em uma fumaça negra que saía de todos os lugares. Ainda não se sabe se todos funcionários conseguiram sair da fábrica. O Corpo de Bombeiros está no prédio para conter as chamas e buscar por suposto confinados.
+ Vídeo: fábrica de fantasias de carnaval pega fogo no RJ; pessoas fogem pela janela
O local é de difícil acesso, com passagens estreitas, e caminhões com escadas magirus não conseguiram se aproximar. Por conta disso, os bombeiros utilizam escadas portáteis a fim de retirar os trabalhadores.
Por meio de uma nota divulgada no Instagram, a escola de samba Império Serrano lamentou o incêndio na Maximus Confecções. “Informamos que toda a produção das fantasias do carnaval 2025 do Império Serrano se encontram na fábrica. Neste momento, estamos focados em garantir a segurança de todos os envolvidos neste acidente. Quando tivermos mais informações sobre os danos ocorridos, informaremos”, completou.
A escola de samba Unidos da Ponte também informou que toda a produção de fantasias estavam na fábrica. “É de extrema importância garantir a segurança de todos que estacavam presentes no local”, disse.
A Liga de Carnaval do Rio de Janeiro comunicou que pretende convocar uma reunião com urgência para avaliar a situação e definir os próximos passos, no intuito de garantir que nenhuma escola de samba seja prejudicada.
De acordo com a “TV Globo”, a fábrica funcionava 24 horas por dia, com diferentes turnos, para atender as demandas de carnaval. A Maximus Confecções é a principal fornecedora de fantasias para escolas de samba da Série Ouro e da Intendente Magalhães, além de produzir camisas de alas e fardas para as forças de segurança do Rio de Janeiro.
Escolas atingidas não serão rebaixadas
Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro, informou por meio do X que conversou com Hugo Júnior da série para obter mais informações sobre o incêndio. “Já tomamos a decisão de que , independente de qualquer coisa, as escolas não serão rebaixadas no carnaval deste ano”, explicou. “Havendo possibilidade de desfilar, as três serão consideradas hors con·cours”, completou.
Conversei agora com o presidente Hugo Júnior da série Ouro que me deu mais detalhes das 3 escolas afetadas pelo incêndio de hoje em Ramos. Já tomamos a decisão de que , independente de qualquer coisa, as escolas não serão rebaixadas no carnaval desse ano. Havendo possibilidade…
— Eduardo Paes (@eduardopaes) February 12, 2025