ROMA, 7 MAI (ANSA) – Um fenômeno na Itália, o jogo online Fantapapa, que une o futebol e a fé católica, alcançou a marca de 100 mil inscritos, mas o número poderá seguir aumentando nas próximas horas, principalmente com o início do conclave no Vaticano.
Seguindo a lógica de um time de futebol, os usuários do game devem escolher 11 cardeais que consideram ser os mais “papáveis” para a sucessão de Francisco. Dentre eles, devem selecionar aquele que será o “capitão”, ou seja, o que acreditam ser o favorito para a fumaça branca, além de um “goleiro”, o menos provável.
Os jogadores ganham pontos se um membro da equipe for mencionado de forma destacada na mídia italiana ou internacional. Outros pontos são atribuídos em caso de acerto do novo líder da Igreja Católica.
“Estamos crescendo cerca de 10 mil novos usuários por dia.
Incrivelmente, ninguém ficou indignado com o game, talvez porque seja um jogo irônico e irreverente, sim, mas respeitoso. Há uma aura de mistério em torno do conclave, que fascina muito as pessoas, e esse jogo desmistifica um pouco isso”, declarou Pietro Pace, um dos criadores do Fantapapa.
De acordo com o italiano, os cardeais mais escolhidos são Matteo Zuppi e Pietro Parolin, quase empatados. Os “papáveis” Luis Antonio Tagle e Pierbattista Pizzaballa também aparecem bem avaliados pelos jogadores. Por outro lado, o arcebispo ucraniano de Melbourne, Mykola Bychok, atual cardeal mais jovem do mundo, é o nome mais colocado como goleiro em razão da pouca probabilidade de ser eleito para comandar a Igreja. (ANSA).