ISTOÉ Gente

Famosos se posicionam sobre homem negro espancado até a morte em Porto Alegre

Crédito: AFP

Protesto em frente a supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre no dia 20 de novembro de 2020 (Crédito: AFP)


Nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, mais um crime racista foi cometido. Desta vez, a vítima foi João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, que foi espancado até a morte no supermercado Carrefour em Porto Alegre. Os assassinos eram os vigias da loja, eles foram presos em flagrante e irão responder por homicídio qualificado.

Buddy Valastro, o “Cake Boss”, sofre acidente e teme não voltar a confeitar

Assistente de palco do “Domingo Legal” comemora retirada de prótese de silicone

A população ficou chocada com o caso, e diversos famosos resolveram se manifestar para lembrar o quanto vidas negras importam. “Nossas vidas importam! Não iremos nos calar. No Dia da Consciência Negra, mais um de nós é brutalmente assassinado em Porto Alegre. A cada 25 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil. Até quando iremos fazer compras para e com nossas famílias e não voltaremos? Todo meu amor e apoio a família de João Alberto Silveira”, disse a cantora Aline Wirley.

Já Erika Januza remebrou o caso de George Floyd, morto por um policial nos Estados Unidos. “João, Floyd, João Pedro, Mariele, tantos se foram brutalmente pela inconsequência, pela maldade, pela irresponsabilidade, pelo preconceito, pelo racismo. Por leis que não funcionam e deixam agressores impunes. Dia da Consciência e mais uma vez não podemos celebrar plenamente. E ainda há quem diga que é mi-mi-mi. Estamos cansados dessas noticias. Cansados desse desrespeito, dessa violência, dessa impunidade. E agora?.Quem se reposnsabiliza? Atitudes cabíveis? Queremos respeito cabível. Vidas negras importam não pode ser uma frase de efeito para criar imagens. Deve ser uma verdade praticada. Justiça por João e por tantas vidas negras perdidas.”

Preta Gil lamentou, e deixou um recado impactante. “Eu até tinha preparado um feed todo lindo em celebração ao Dia da Consciência Negra, mas o racismo é tão perverso que não nos dá descanso nunca. João Alberto Silveira Freitas foi assassinado covardemente ontem à noite em um supermercado em Porto Alegre. Temos que cobrar Justiça, sem Justiça não há paz.” Esses foram apenas alguns dos artistas que falaram sobre o caso.

Veja também
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Vídeos mostram pessoas preparando saladas com Cheetos no TikTok
+ Instituto Gabriel Medina fecha portas em Maresias
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago