Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, que faleceu na madrugada desta segunda-feira, 21, aos 88 anos, recebeu homenagens de diversos famosos, que lamentaram sua morte nas redes sociais.
Ana Maria Braga: “Quando uma alma bonita se vai, ela deixa um rastro de luz. Papa Francisco nos ensinou sobre amor, humildade e esperança. Que seu exemplo continue guiando corações. Descanse em paz.”
Antonio Banderas: “Morre o papa Francisco, um homem que, como chefe da Igreja Católica, demonstrou bondade, amor e misericórdia para com os mais necessitados.”
Bruno Astuto: “[…] O primeiro papa não europeu desde o século VIII chegou de uma maneira sui generis – com o antecessor ainda vivo –, confortou nossas almas numa pandemia absurda e nos deixa num mundo dividido, que tanto precisa de suas palavras de fé e esperança, como as de sua última homilia de ontem.”
Eva Longoria: “Sua compaixão, gentileza e humanidade serão para sempre lembradas.”
Felipe Neto: “Melhor papa que existiu.”
Florinda Meza: “Caro Papa Francisco, agora você está com Deus. Vou sentir muita falta de você. Você sempre se preocupou com os mais vulneráveis. Sempre trazendo surpresas ao mundo, sua partida é a maior de todas. Obrigado por me permitir conhecê-lo, apertar sua mão e ouvir que, para você, o riso e a alegria são necessidades humanas básicas. A tristeza pela sua ausência é enorme, mas a esperança pelo seu legado é maior. Espero que meu Rober tenha lhe dado um abraço bem-vindo do céu. Ele provavelmente lhe disse: ‘Eles não contavam com sua inteligência!’ Obrigado pela sua vida maravilhosa, Papa Francisco.”
Ivan Moré: “O maior de todos se foi.”
João Kleber: “Com profunda tristeza o mundo se despede do Papa Francisco, um líder espiritual que marcou a história com sua simplicidade, coragem e compromisso com os mais humildes. Sua voz sempre foi um apelo à paz, à justiça social e ao amor ao próximo, independentemente de crenças ou fronteiras. Em tempos difíceis, ele foi um farol de esperança e humanidade. Que seu legado continue a iluminar o caminho da Igreja e de todos que acreditam em um mundo mais fraterno.”
Luciano Huck: “Em 2017, eu e o Padre Fábio de Melo realizamos o sonho da Tia Socorro de conhecê-lo no Vaticano. Uma mulher que na sua simplicidade, muito se assemelha ao Papa. Dedicou sua vida a cuidar de mais de 300 crianças e jovens com deficiência ou vítimas de violência, abandonados nas ruas de Belém. Agora, eles devem se reencontrar no céu. Que possamos seguir o exemplo de solidariedade, amor e união deixado por Francisco!.”
Tata Werneck: “Papa, querido. Que simbólico partir na Páscoa. Deus te receba com todo amor.”
Virginia Fonseca: “Que Deus o tenha. Descanse em paz.”
Whoopi Goldberg: “Ele foi o mais próximo, em muito tempo, que pareceu lembrar que o amor de Cristo envolvia crentes e não-crentes. Ele se sentiu mais como o Papa João 23, que tornou a crença real. Navegue no Papa Francisco com seu amor pela humanidade e risadas.”
As informações sobre a morte do papa foram divulgadas pelo Vaticano, mas a causa ainda não foi revelada. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
O papa Francisco se recuperava de um quadro respiratório grave, que o deixou 37 dias no hospital, entre fevereiro e março deste ano. Ontem, no Domingo de Páscoa, o papa fez uma aparição para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano.