Comunicador e dono do SBT, Silvio Santos morreu na manhã deste sábado, 17, aos 93 anos de idade, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado há 17 dias. A causa da morte foi uma broncopneumonia, causada por uma infecção pós-h1n1.

O apresentador, que fez história como um dos maiores ícones da TV brasileira, recebeu uma enxurrada de homenagens de famosos nas redes sociais. Celso Portiolli, que comanda o “Domingo Legal”, no SBT, fez uma postagem emocionante no Instagram.

+ Fã de pegadinhas, Silvio Santos criava fake news sobre si mesmo; relembre episódios

+ Silvio Santos tentou presidência da República em 1989; relembre

“Hoje, o Brasil perde não só um comunicador, mas uma lenda. Silvio Santos, o homem que revolucionou a televisão, se despede de nós e deixa um legado eterno. Fui abençoado em ter tido a oportunidade de aprender e crescer ao lado desse gênio da comunicação, que não só me deu uma chance, mas também me ensinou a sonhar grande. Minha gratidão será eterna, assim como seu impacto em cada lar brasileiro. Aos familiares, amigos e milhões de fãs que, assim como eu, se sentem órfãos neste momento, deixo meus mais profundos sentimentos. Descanse em paz, Silvio Santos. Você é e sempre será o maior”, escreveu.

Yudi Tamashiro e Maisa Silva, que cresceram como apresentadores infantis na emissora de Silvio Santos, também prestaram suas homenagens nas redes sociais, assim como dezenas de artistas. Eliana, que deixou a emissora da Anhanguera nos últimos meses para ir para a Globo, postou uma foto abraçada ao veterano e escreveu: “É assim que quero me lembrar de você. Obrigada por todos os ensinamentos. Descanse em paz, amado mestre”.

Mara Maravilha também prestou sua homenagem por telefone, ao vivo, na Globo. Aos prantos, a apresentadora relembrou um bordão que o apresentador lançou: “Mara Maravilha é coisa nossa”. “Silvio Santos, Brasil, é coisa nossa. É aquele familiar, não é só o comunicador, é da família dos brasileiros. Meus sentimentos a toda a família brasileira. Quero dar um ‘até logo’ a ele, a Íris Abravanel, à família dele. O Silvio não morre, ele dá um até logo a nós. Tudo o que eu sou, tudo o que eu tenho eu agradeço a Deus e a esse homem Silvio Santos. Um homem generoso, que via o próximo como melhor que ele. Não vai morrer nunca em nossos corações”, destacou, entre outras lembranças.

Marcos Mion, ao vivo no “É de Casa”: “Nenhum brasileiro vai esquecer o dia de hoje. O Silvio não é só uma inspiração. Eu nunca falo que ele é uma das inspirações, é o mesmo que dizer que joga futebol por causa do Pelé. O Silvio mexeu em outro lugar, é um ícone cultural brasileiro. Faço as brincadeiras sobre ele no programa, porque é o jeito que deve ser feito. É uma homenagem, mas é o único jeito de fazer. Sempre fez parte da nossa vida e agora entrou para a eternidade”.

Ana Maria Braga também deu o seu breve relato ao vivo: “O Silvio Santos permeou nossa juventude, nem sabia que viraria uma comunicadora, mas sempre fui fã número 1 do Silvio Santos. Acho que o segredo dele foi esse, não só a comunicação e a facilidade de falar com o público, ele fazia isso com o Brasil inteiro. Quando comecei na televisão, eu tinha no subconsciente que o ideal seria falar com o povo, e como seria isso? Qual a arte que se tem para falar com todas as casas? Ele é o grande professor e sente uma dor muito grande quando imaginamos que não teremos mais ele na TV. É uma perda muito grande para nós”.

Otávio Mesquita disse em frente ao hospital à TV Globo: “Se estou onde estou hoje, eu devo ao Silvio. Tenho uma relação dele de mais de 30 anos. A relação que eu tinha com ele era impressionante, ele era uma pessoa extremamente simples. Ficamos muito amigos”.

Marcelo Adnet também entrou no “É de Casa” ao vivo: “Silvio é uma das maiores referências de TV brasileira, engraçado, trabalhador, mas nesses momentos difíceis de partida fica todo esse legado. É a figura mais imitada do Brasil. Essas imitações vão deixá-lo vivo. E a vida é bonita porque acaba, se fosse eterna não daríamos valor. A presença dele é muito forte. Quero deixar um abraço apertado a todos os amigos e familiares dele. Fica a tristeza, mas a alegria por tudo o que ele fez, tudo o que ele conquistou. O Brasil é mais colorido por causa do Silvio Santos”.

Lívia Andrade, que ganhou destaque depois de fazer piadas no Jogo dos Pontinhos com Silvio Santos e está na Globo atualmente, prestou sua homenagem por telefone: “Ainda está bem difícil de acreditar, porque ele é bem vivo e presente na minha vida. Ele foi um professor, muito mais além de um patrão maravilhoso, do colega de trabalho, como ele gostava de chamar. Aprendi muito coisa, tudo o que sou hoje eu devo ao Silvio. Os domingos ainda são muito felizes e produtivos graças a ele”.

Fábio Porchat relembrou no “É de Casa”, ao vivo, o dia que conheceu Silvio Santos nos bastidores do SBT: “Minha vida, a infância então… era assistir Silvio Santos. Assim que eu saí da Globo em 2014 eu falei para a minha assessoria que queria conhecer o Silvio Santos. Na época eu escrevi uma coluna dizendo que eu ia conhecê-lo. Quando cheguei lá no camarim, ele falou com as pessoas e perguntou: ‘Você é quem?’, perguntou o que eu fazia, e quando terminou a conversa, ele disse: ‘Li sua coluna e gostei muito. Obrigado'”.

Confira a seguir: