ISTOÉ Gente

Famosos lamentam a morte de Paulo José, uma das lendas da dramaturgia brasileira

Crédito: Reprodução/Globo

Morreu nesta quarta-feira (11) o ator Paulo José, aos 84 anos, em decorrência de uma pneumonia. O ator estava internado há cerca de 20 dias, no Rio de Janeiro, e convivia há mais de 20 anos com o Mal de Parkinson.

+ Cecilia Dassi presta homenagem a Paulo José, seu pai em ‘Por Amor’

+ ‘Foi meu pai, e sinto como um pai nas artes’, diz Selton Mello sobre Paulo José

Um dos maiores nomes da história da dramaturgia brasileira, o gaúcho de Lavras do Sul fez história no teatro, na TV e no cinema, deixando um grande legado nas três áreas, e também uma infinidade de amigos, colegas e admiradores do seu trabalho.

Confira abaixo algumas das homenagens feitas a Paulo José por seus colegas de profissão.

Selton Mello, ator e diretor: “Mestre das coisas visíveis e invisíveis / Você não andava, você voava / E continuará voando através de sua ARTE.”

Instagram will load in the frontend.

Regina Duarte, atriz: “Descansa em paz meu amigo, meu diretor, grande ator, meu guru. Que vida plena de conhecimentos e de contribuições, de entusiasmo vital, que bela história de VIDA você teve ! Missão cumprida , descansa em paz, Paulo querido.”

Instagram will load in the frontend.

Ary Fontoura, ator: “Mais uma notícia triste! Que ano difícil, mais uma grande perda para a Arte. Descanse em paz meu querido Paulo José! Você fará muita falta.”

Instagram will load in the frontend.

Letícia Sabatella, atriz: “Mestre! Muito! Era muitos! Dirigida por ele em Agosto e parceira de cenas fortes n’A Muralha. A gente desfilava nosso repertório musical, poesias, e brincava de inventar que tudo no Projac, que estivesse ao alcance da vista, mesmo nas externas, no céu, tudo era cenográfico. Muitas conversas, bons momentos , parceria! Quanta honra!”

Instagram will load in the frontend.

Luis Melo, ator: “Descanse em Paz, querido Paulo José! Grande inspiração, artista maior, Mestre!!!”

Instagram will load in the frontend.

Maeve Jinkings, atriz: “Acho que decidi ser atriz, de algum modo, por causa de Paulo José. Dentro do set, numa noturna, recebo a notícia de sua passagem. E por mais que lamente muito sua morte, sinto estranhamente ele mais vivo do nunca. Ele está em todo set brasileiro, em todo palco ou lugar onde caiba uma história sendo passada adiante.”

Instagram will load in the frontend.

Maria Padilha, atriz: “Difícil escolher um Paulo. Hoje perdemos muitos Paulos. O artista sublime, de grandeza infinita. O ator de todos os personagens, de todos os tons e sons, o diretor inspirado e de profunda cultura, o figurinista premiado, o homem de cinema, teatro e televisão completo, a melhor companhia para uma conversa e um vinho e por fim o pai iluminado e amoroso.”

Instagram will load in the frontend.

Danielle Winits, atriz: “Quando mestres partem não nos deixam. Passam a fazer mais ainda parte de nós. Mestre Paulo José das artes e da vida segue aqui dentro. Um homem verdadeiramente à frente do seu tempo. Para todo sempre… EXEMPLO!”

Instagram will load in the frontend.

Silvia Buarque, atriz: “Roubei essa foto da @kikakalache pq acho q traduz bem sua alma de menino. Grande Paulo! Beijo imenso @belkutner @anakutner_ @clarakutner e Kika. Foi-se um dos melhores.”

Instagram will load in the frontend.

Andreia Horta, atriz: “Quando o Paulo José estava em cena algo grande e especial estava acontecendo ali na minha frente!! Os trabalhos dele são inesquecíveis!! O maior. Um homem gentil e maravilhoso. Sua presença era sempre tão luminosa que sua partida enfraquece as palavras.”

Instagram will load in the frontend.

Drica Moraes, atriz: “A gente sabia que uma hora ele partiria… como todos nós enfim… mas fica tudo tão triste, ficamos todos mais pobres….te amamos Paulo Eterno!”

Instagram will load in the frontend.

Eriberto Leão, ator: “Todas homenagens do mundo. Todos sentimentos à Bel, Ana, Clara e Kika. E aos brasileiros, que perdem um artista genial, querido e amoroso. E singular. Único. Obrigado Paulo.”

Instagram will load in the frontend.

Cissa Guimarães, atriz e apresentadora: “Paulo, Paulo tão amado! Que honra, que privilégio ter convivido c vc! Mas acima de tudo, que gratidão por tantas emoções que vc nos fez sentir! Como extraordinário artista e iluminado ser humano! Muita Luzzzz na sua nova Vida! E todo meu amor à família tão querida!”

Instagram will load in the frontend.

Julia Lemmertz, atriz: “Se encantou Paulo José. Foi descansar dessa vida daqui, e a gente fica com ele no coração. Amo o Paulo como um dos meus, companheiro de início de carreira dos meus pais, amigos de vida lá do Sul, ele levava um pedaço deles consigo, eu sentia isso. Eu levo um pouco dele comigo.”

Instagram will load in the frontend.

Matheus Nachtergaele, ator: “Paulo José amou nosso país e nosso cinema como ninguém mais. EVOÉ, MEU AMIGO!!!”

Instagram will load in the frontend.

Maria Luisa Mendonça, atriz: “Paulo José, ator brilhante, Inteligentíssimo, culto, elegante, carinhoso, generoso. Gigante… quanta alegria de ter estado em cena com vc… te guardo no coração… Bravo!!!!!!”

Instagram will load in the frontend.

Alice Wegmann, atriz: “Guardo essa foto como quem guarda um tesouro. felizes, nós, que tivemos a chance de sermos inundados pela mágica de Paulo José aqui na terra.”



Instagram will load in the frontend.


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais