Famosos abandonam Twitter e usuários procuram redes sociais alternativas sem Elon Musk

Famosos abandonam Twitter e usuários procuram redes sociais alternativas sem Elon Musk

A nova gerência do Twitter não tem agradado a todos. Desde que Elon Musk assumiu o comando do Twitter, muitos usuários têm criticado a forma como o sul-africano está gerindo a plataforma. Alguns famosos, inclusive, anunciaram que não mais utilizarão o serviço.

Shonda Rhimes, criadora de séries de sucesso como “Grey’s Anatomy” e “How to Get Away With Murder” foi uma das primeiras celebridades a pular fora do barco. “Não vou esperar o que quer que Elon tenha planejado. Tchau”, escreveu ela um dia depois do anúncio da chegada oficial do CEO da Tesla.

Gigi Hadid fez o mesmo movimento e ainda desativou a sua conta. A modelo afirmou que a nova liderança trouxe ainda mais ódio e preconceito para a plataforma. “Não quero fazer parte disso. Sinto apenas pelos meus fãs, com quem amei me conectar na última década pelo Twitter. Não é um espaço seguro mais”, escreveu ela.

Whoopi Goldberg anunciou a saída do Twitter em seu programa na televisão, “The View”. Segundo a atriz, ela não se sente confortável em ser uma usuária do site e talvez volte quando a situação mudar. “Estou saindo hoje porque sinto que está muito confuso. Estou cansada de ter certos tipos de atitudes bloqueadas e agora elas estão de volta. Vou sair e, se isso se acalmar e eu me sentir mais confortável, talvez eu volte”, declarou. Sua conta também foi excluída.

Jameela Jamil vinha prometendo desde abril o afastamento do Twitter caso Elon Musk realmente assumisse o comando do Twitter e assim o fez. A atriz e ativista não utiliza a plataforma desde o fim de outubro. 

Toni Braxton também não concordou com os novos rumos da plataforma e deixou de usá-la no dia 28 de outubro. “O discurso de ódio sob o véu da ‘liberdade de expressão’ é inaceitável; portanto, estou optando por ficar fora do Twitter, pois não é mais um espaço seguro para mim, meus filhos e outros POC [pessoas de cor]”, escreveu a cantora.

Ken Olin é mais uma pessoa do meio artístico a desistir de usar o Twitter. “Estou fora daqui. Sem julgamento. Vamos manter a fé. Vamos proteger nossa democracia. Vamos tentar ser mais gentis. Vamos tentar salvar o planeta. Vamos tentar ser mais generosos. Vamos procurar encontrar a paz no mundo”, escreveu o produtor de “This is Us”. 

Brian Morrison, quadrinista de “Os Simpsons”, Brian Koppelman, produtor de “Billions” e Erik Larsen, ilustrador de “O Espetacular Homem-Aranha” também deixaram de usar suas contas no Twitter

Migração para plataformas alternativas

Além dos famosos, vários influenciadores e usuários comuns do Twitter têm buscado redes sociais alternativas caso o discurso de Musk continue endurecendo ou pior, o site deixe de funcionar por falta de equipe capacitada. A rede indiana Koo, que tem formato semelhante, tem ganhado milhões de contas brasileiras nos últimos dias. Neste domingo (20), o aplicativo é o mais baixado da App Store, superando Instagram e Whatsapp.

Apesar dos memes com o nome, a equipe indiana está se empenhando para deixar a plataforma mais amigável para os brasileiros, com linha do tempo cronológica, tradução para o português do Brasil e anunciou, até, a possibilidade de migração das publicações do Twitter para a plataforma do passarinho amarelo em breve.

O Mastodon também tem recebido a adesão de vários brasileiros. A rede conta com curtidas, comentários e compartilhamentos. Mas as semelhanças acabam por aí. A plataforma funciona com servidores, que podem ser desenvolvidos por qualquer usuário.