Por mais que o mundo tenha avançado, ainda é desafiador encarar certas descobertas. E isso se intensifica quando você é alguém bastante conhecido — um rosto famoso da televisão, que por anos foi companhia para tantas pessoas e que, através de suas falas e posturas, ajudou a construir uma imagem sobre quem você é.
O jornalista em questão já teve essa conversa com familiares há cerca de um ano. Não se trata de ‘tirar alguém do armário’. Entre amigos e pessoas próximas, isso já é sabido — e, no geral, foi recebido de forma bem tranquila.
Na verdade, é parte de um processo de vida que começou há alguns anos, quando ele e a família foram para fora do Brasil. A distância, de certo modo, preservou a intimidade, mas também o permitiu viver – com mais calma e privacidade – questionamentos, descobertas e, finalmente, respostas.
Já separado, ele decidiu recomeçar a vida com uma nova visão de si mesmo. No carnaval deste ano, aqui no Brasil, viveu novos capítulos dessa fase — comentou sobre o assunto com poucos, mas com a honestidade e o peso de quem não quer mais usar disfarces. Durante os dias de folia, colegas e conhecidos perceberam: ele estava mais leve, mais sorridente, mais… ele. Não está escondendo nada. Apenas optou por não falar sobre isso em suas redes sociais — e tem todo o direito de fazer essa escolha. Ele quer lidar com naturalidade e teme que abordar esse tema na internet afaste algumas marcas.
Segundo a terapeuta comportamental Lúcia Teixeira, “o despertar da sexualidade é um dos processos mais delicados da vida adulta. Ele envolve não apenas desejo e identidade, mas culpa, medo, vergonha e tentativas de se encaixar no que os outros esperam de nós. Quando há filhos, casamentos e uma vida social pública envolvida, tudo se torna ainda mais complexo”.
Como explicar para alguém que você amou por tantos anos – alguém com quem construiu uma vida, filhos, família – que o que você sente agora é diferente? Como falar sobre algo que, por tanto tempo, você também não compreendia?
É por isso que esse tipo de assunto deve ser tratado com empatia. O psicólogo Henrique Diniz lembra que “o tempo da aceitação pessoal não é o mesmo do calendário dos outros. Para alguns, é na juventude. Para outros, na maturidade. E tudo bem.”
O sociólogo Daniel Rosa destaca um ponto importante: “em uma sociedade que ainda cobra comportamentos normativos, especialmente de figuras públicas, romper com a imagem construída é um ato de coragem. E, ao mesmo tempo, um convite a reconstruções mais autênticas.”
Essa é, talvez, a essência do que está acontecendo. Um recomeço. Uma nova fase. E isso se aplica não só à vida pessoal, mas aos projetos profissionais, às viagens, aos eventos – e, por que não, aos amores.
Ele, o jornalista conhecido da TV que tantas vezes noticiou histórias de tantas pessoas, agora vive uma que talvez possa inspirar outras tantas. Porque não há nada mais poderoso do que reconhecer-se inteiro. E quando isso acontece, não só os olhos brilham diferente – o mundo à volta também ganha outras cores.
A mensagem que fica não é sobre orientação sexual ou sobre vida pública. A mensagem é sobre o processo de cada um. Sobre o quanto não devemos julgar o que não conhecemos. É sobre o amor, em qualquer uma de suas formas, merecer ser a principal manchete do jornal, hoje.
“Vale Tudo” bomba entre os adolescentes
O remake de Vale Tudo, assinado por Manuela Dias, virou sucesso entre o público de 12 a 17 anos e fez a audiência da Globo crescer até 33% em São Paulo, segundo dados do Kantar Ibope divulgados pelo jornal Folha de S.Paulo. No PNT, o crescimento foi de 21% em relação à antecessora. A novela é também o conteúdo mais assistido do Globoplay desde sua estreia. A expectativa da emissora é que os índices tenham uma considerável subida no fim deste mês, com a entrada de Débora Bloch como a icônica vilã Odete Roitman.
Dança e emoção no Coachella
Alok promete arrepiar no palco Sahara Tent do Coachella, nos dias 12 e 19 de abril, com uma performance inédita ao lado do grupo Urban Theory. O show visual terá 50 dançarinos formando um painel humano interativo. As coreografias dialogam com a estética de mãos cenográficas criadas por Alexander Hesse. A apresentação será transmitida ao vivo pelo canal do festival no YouTube.
João Kepler estreia programa
Maior investidor de startups da América Latina, João Kepler estreia no dia 23 de abril o programa Smart Money na BM&C News. O foco é transformar desafios reais de empresários em soluções práticas e aplicáveis. A atração irá ao ar todas as quartas, às 22h.
Isabella Santoni e Blecher celebram Pininfarina em Milão
A atriz Isabella Santoni e o empresário Henrique Blecher marcaram presença no evento de 95 anos da Pininfarina, em Milão, como convidados especiais. O casal acaba de firmar uma parceria com o renomado estúdio italiano para lançar, ainda este ano, um residencial de alto luxo no Rio de Janeiro. O projeto, com unidades de até 1.100 m², será assinado pela Origem Incorporadora, onde Blecher é sócio-proprietário e Isabella assumiu o posto de diretora criativa.
Alessandra Ambrosio com novo amor
Alessandra Ambrosio compartilhou fotos de sua viagem ao Japão ao lado do novo namorado, Buck Palmer. O designer australiano é fundador da marca de joias Buck Palmer e já foi modelo. A ex-Victoria’s Secret fez vários registros românticos em Tóquio.
Angelina Jolie visita empreendedoras do café em SP
Angelina Jolie conheceu as irmãs Júlia e Nadia Nasr, do Café Por Elas, em São Paulo, e se encantou com o projeto tocado por mulheres. Em conversa publicada pela Folha de S.Paulo, Jolie elogiou o café e disse que a origem feminina do produto era um “plus”. A atriz também foi presenteada com um cinto indígena durante sua visita ao Brasil. Recentemente, Jolie abriu em Nova York um ateliê criativo e galeria para incentivar o trabalho de artistas locais e designers, sem cobrar nenhum custo deles. A única exigência é que um talento colabore com o outro. Incrível!
Até amanhã.