Uma “nova moda” entre as famosas tem preocupado os médicos. Segundo a imprensa americana, celebridades como Gwyneth Paltrow, entre outras, tapam a boca com fita adesiva antes de dormir para forçar a respiração pelo nariz, com a falsa afirmação sobre a melhora da qualidade do sono e garantia de descanso.
“Este é provavelmente o melhor bem-estar que encontrei recentemente’, escreveu Paltrow no Instagram, falando sobre as “sleeping trips (fitas para dormir)”. Já ouviu falar delas?
“Nenhum profissional de saúde pode recomendar esse tipo de conduta em hipótese alguma, uma vez que não há fundamentação cientifica com relação a isso e nenhuma comprovação de benefícios do sono ou à saúde em geral. Pelo contrário, apenas indícios de problemas e riscos. É inadmissível que pessoas pratiquem esse hábito”, explica o Ronaldo Vasque, cardiologista e diretor do Hospital Santa Ana.
O especialista ainda comenta que, faz parte das vias aéreas superiores o nariz, toda cavidade nasal e o aparelho bucal, que compreende a boca, e toda a cavidade oral.
“A boca participa da respiração de maneira secundária e em situações emergenciais. Portanto, é uma opção secundária que nos permite a vida diante de problemas com o sistema nasal. Práticas não científicas, como o ato de tapar a boca para dormir, fazem com que o corpo perca a válvula de escape, que é a boca, e sua função respiratória diante de um quadro de emergência. Isso pode, inclusive, ocorrer durante o sono. É uma segurança que a natureza trouxe para o ser humano, entende?”, diz o médico que ainda faz um alerta.
“Uma super oxigenação pode levar a situações mais graves como infarto e AVC (acidente vascular cerebral), dependendo do quadro clínico da pessoa”, finaliza.