Famosa nas redes sociais, Dra. Raquel Menezes comenta a importância da nutrologia para a saúde

Divulgação
Foto: Divulgação

A alimentação saudável tem se tornado parte importante para os brasileiros. Essa tendência está relacionada à busca por produtos menos industrializados e que tragam uma melhor qualidade de vida. Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), aponta que 80% dos brasileiros têm modificado sua rotina alimentar.

Com essa mudança, cresce também o número na procura por um nutrologista, profissão capaz de auxiliar o paciente a manter a saúde de acordo com os nutrientes ingeridos. Segundo a doutora Raquel Menezes, o nutrólogo é importante por se dedicar ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar.

Muito confundido com o nutricionista, a profissional explica que enquanto o nutricionista calcula o nível de nutrientes do corpo humano, quantidades de macronutrientes e vitaminas, o nutrólogo atua promovendo reeducação alimentar, tratando distúrbios nutricionais, prevenindo o surgimento de doenças e diagnosticando patologias.

Diante disso, é comum que a mesma pessoa consulte os dois profissionais ao mesmo tempo, principalmente se for relacionado à alimentação, assim, eles trabalharão juntos para criar um tratamento ajustado às necessidades. Na consulta, o paciente terá seus níveis de vitaminas e hormônios regularizados ou otimizados, bem como o check-up dos nutrientes que estão em déficit ou superávit em seu organismo, a fim de normalizá-los. Estes níveis, ajustados de forma correta, ajudam a prevenir diversas doenças, por isso, a nutrologia é uma medicina preventiva.

A doutora ainda deixa uma dica para quem quiser começar o tratamento: “A principal dica é unir a parte da nutrologia com uma vida ativa de treinos e alimentação saudável. Estes três fatores juntos, influenciam diretamente no resultado do paciente. Não gosto da ideia do paciente se submeter a hábitos que fogem completamente de sua realidade, pois será difícil a manutenção”, comenta a profissional.

Dar tempo ao tempo é muito importante para uma reeducação alimentar, mudança de hábitos alimentares e rotina de treino. Também vale lembrar que cada organismo processa os nutrientes de uma forma, então não existe uma única fórmula que possa ser seguida para todos os pacientes.