Familiares das vítimas de tragédia na Suíça receberão auxílio emergencial

AOSTA, 14 JAN (ANSA) – O governo do Cantão do Valais anunciou nesta quarta-feira (14) que concederá uma ajuda emergencial de 10 mil francos suíços ( cerca de R$ 67 mil) às famílias afetadas pelo incêndio no bar Constellation, em Crans-Montana.   

O benefício será destinado às famílias das pessoas falecidas e dos feridos hospitalizados após a tragédia que deixou 40 mortos em uma festa de Ano Novo, na Suíça.   

Além disso, uma fundação independente será criada para administrar as doações voluntárias recebidas, que serão coletadas por meio de uma conta bancária aberta especialmente para esse fim.   

O governo enfatizou que, “em hipótese alguma”, esses valores serão utilizados para cobrir despesas relacionadas ao incêndio, que serão arcadas pelo Estado do Valais.   

A criação da fundação surgiu após o governo do Valais ser procurado por indivíduos e organizações interessadas em contribuir financeiramente de forma direcionada. Desta forma, uma conta bancária com IBAN CH3400765001060342603 foi aberta pelo Estado do Valais para receber as doações.   

Paralelamente, o Conselho Federal Suíço reafirmou seu compromisso em apoiar as vítimas e familiares, garantindo que, se necessário, buscará financiamento junto ao Parlamento.   

Segundo comunicado, o Departamento Federal de Justiça e Polícia (FDJP) realizará uma análise até o final de fevereiro para identificar eventuais lacunas nos serviços de apoio e definir como a confederação poderá complementar a assistência das seguradoras e das autoridades cantonais. (ANSA).