A rotina da família mudou muito desde o início da quarentena.

Mãe e pai, executivos de multinacional, trabalhavam fora o dia todo e, com os meninos na escola, só se reuniam à noite.

Com o isolamento, o convívio diário começou a criar problemas, sabe como é.

A mãe decidiu que a casa deveria funcionar como uma empresa, cada um com uma função específica. Comunicou no grupo de WhatsApp da família.

Mãe: A partir de hoje, nossa rotina familiar passará por algumas alterações.

Junior: Xi… Lá vem encrenca.

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Paulinho: kkkkk

Mãe: A partir de hoje o Enzo — o caçula — será o Diretor de Infraestrutura. Vai cuidar de lavar pratos e roupas.

Enzo: Justo eu???

Mãe: Paulinho será o Diretor de Mantimentos. Cuidará do supermercado.

Paulinho: Oi? Vou pagar com a minha mesada??

Mãe: Não. Papai, o Diretor Financeiro, vai determinar uma verba mensal. E Junior será o Diretor de Manutenção cuidando da limpeza de toda a casa.

Pai: Pelo jeito a mamãe será a CEO, kkk.

Junior: Ela sempre foi, pai, você que não tinha notado. Todos riram. O esquema funcionou bem, até agora.

Só que no começo desse mês o pai conferiu as contas, fechou o Excel e deu um suspiro.

– A coisa tá feia — falou para si mesmo.

Jornada reduzida, salário idem, as economias estavam indo embora depressa, sem perspectivas de melhora.


Como Diretor Financeiro, entrou no quarto e apresentou a situação para a CEO que, dada a gravidade da situação, prontamente chamou uma reunião de diretoria incluindo em cópia a namorada do Junior, que praticamente mudou para o quarto do menino.

Todos confirmaram quinta-feira à noite.

A CEO preparou um nhoque para o encontro.

Eficiente, o Diretor Financeiro montou um Power Point, do tipo problema/solução.

Diretoria na mesa começa a apresentação.

– Estive analisando os números e nossa receita diminuiu muito nos últimos meses.

A namorada, menos comprometida com a performance da empresa pede para passarem o queijo ralado.

– Teremos, portanto, que cortar algumas despesas.

Os diretores cochicham entre si, apreensivos.

– Fiz aqui um plano de contingência que entrará em prática a partir de amanhã. Pausa dramática.

– Inicialmente faremos alguns cortes nos gastos. O Diretor de Mantimentos vai suspender imediatamente as compras de chocolates, biscoitos e guloseimas em geral. Todos lamentam efusivamente. A CEO pede silêncio, o Diretor Financeiro continua.

– Também a partir de amanhã, o Diretor de Infraestrutura deve suspender o uso das máquinas de lavar louça e de secar roupa. Também está proibido o uso de ar condicionado. Chuveiros elétricos apenas poderão ser utilizados no período da manhã.


Os Diretores agora reagem contrariados. A situação estava saindo do controle e a CEO tenta acalmar os ânimos servindo mais nhoque. Mas o pior ainda está por vir.

– Esses cortes são importantes, mas teremos que tomar uma atitude ainda mais drástica. Todos ficam em silêncio.
O Diretor Financeiro olha para a CEO, esperando que a decisão seja revertida no último momento. Mas ela apenas baixa a cabeça, resignada.

O Diretor Financeiro não tem opção, senão continuar.

– Sinto informar que o Diretor de Manutenção está sendo demitido, imediatamente. Por favor, após a reunião, retire todos os objetos pessoais do seu quarto e entregue a chave para o Diretor de Infraestrutura.

Junior não pode acreditar.

Mal tinha feito 18 anos e já perdeu seu primeiro emprego.

A namorada tenta ajudar.

– Calma amor… vou falar na minha casa… quem sabe estamos contratando…

Choradeira geral, mas todos sabiam que, na crise, algumas situações são inevitáveis.

Na quarentena, minha casa virou uma empresa. Minha mãe, a CEO, tenta acalmar os ânimos com nhoque


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