Os atletas continuam chegando, os preparativos estão sendo finalizados para a cerimônia de abertura no rio Sena e o Comitê Olímpico Internacional (COI) inicia neste sábado (20) as reuniões de sua Comissão Executiva: a menos de uma semana da abertura, a família olímpica começa a ganhar forma em Paris.

Para moradores e turistas, existe agora a mesma limitação de movimento: é necessário um QR-code ou uma credencial para acessar uma parte das áreas mais centrais da cidade, muitas delas repletas de barreiras metálicas, e as margens do Sena, onde foram implementadas importantes medidas de segurança.

Policiais e gendarmes franceses contam com o apoio de colegas estrangeiros, principalmente espanhóis e britânicos. Tudo isso dentro de um enorme dispositivo de segurança, especialmente para a cerimônia de abertura, que, pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, acontecerá fora de um estádio, diante de mais de 300.000 espectadores.

Poucos quilômetros ao norte da capital, atletas e outros integrantes das delegações continuam chegando à Vila Olímpica de Saint-Denis, onde 14.500 pessoas ficarão alojadas.

– Recorde de ingressos –

Devido aos problemas no transporte aéreo na sexta-feira por uma pane cibernética mundial causada por um programa antivírus nos sistemas operacionais Windows da Microsoft, algumas delegações tiveram que mudar seus planos.

O sistema de informação dos Jogos de Paris-2024 foi afetado por algumas horas, o que impediu, por exemplo, o credenciamento, mas “não colapsou” e, na tarde de sexta-feira, já funcionava “com normalidade”, segundo os organizadores.

A venda de ingressos, que segundo os responsáveis dos Jogos bateu o recorde de Atlanta-1996 com 8,7 milhões de tíquetes vendidos até o momento, não foi afetada. Esse número ainda deve aumentar porque, a partir de segunda, os ingressos serão colocados à venda diariamente.

Dois dias antes da cerimônia de abertura, o futebol masculino dará o pontapé inicial das provas esportivas. Nesse mesmo dia, acontece o encerramento da 142ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional.

Os organizadores de Paris-2024 deverão então receber novos elogios do COI. Seu presidente, o alemão Thomas Bach, reitera que “Paris-2024 está pronta” e elogia “o entusiasmo que se percebe na cidade”.

– Banhos no Sena –

Por outro lado, as preocupações sobre a poluição no rio Sena, que receberá as provas de natação em águas abertas e triatlo, estão diminuindo: a prefeita de Paris, Anne Hidalgo (socialista), mergulhou no rio esta semana. O presidente francês, Emmanuel Macron, reiterou sua promessa de fazer a mesma coisa, embora “não necessariamente” antes dos Jogos Olímpicos.

As análises mostram que a qualidade da água estava dentro das normas sanitárias em seis de sete dias entre 10 e 16 de julho. O verão parece ter-se instalado nos últimos dias em Paris, com altas temperaturas, e as previsões são otimistas, inclusive para a cerimônia de abertura.

Neste sábado foi programado um novo ensaio com barcos, mas os detalhes do show inaugural, de 3 horas e 45 minutos, são mantidos em sigilo. As delegações de atletas vão desfilar por seis quilômetros, desde a ponte de Austerlitz até Trocadéro, a bordo de 85 embarcações.

bur-ng/pga/fbx/dr/jvb/rpr/aa

MICROSOFT