Família Kim inaugura resort de luxo na Coreia do Norte

Família Kim inaugura resort de luxo na Coreia do Norte

"KimDitador e sua filha inauguram 5 novos hotéis. Mídia estatal exalta "área de lazer para o povo" e diz que norte-coreanos "não têm nada a invejar no mundo", apesar de complexo ter como alvo turistas estrangeirosO ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e sua filha Ju Ae inauguraram o que a imprensa estatal chamou de "atraente resort turístico montanhoso e área de lazer para o povo".

A Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) relatou que cinco hotéis de luxo foram inaugurados em Samjiyon, uma cidade remota no norte do país, próxima à China.

Ao promover o empreendimento, a propaganda do regime norte-coreano afirmou que as instalações oferecem comodidades como "espaços de lazer, restaurantes e banheiras de hidromassagem", apesar das dificuldades econômicas que o país enfrenta há décadas.

"Ascensão social do nosso povo"

Kim, que participou das cerimônias de abertura no último sábado (20/12), declarou que o resort seria uma "prova clara da ascensão social do nosso povo".

Segundo a KCNA, ele disse que o novo resort serve como uma demonstração do "crescente ideal de nosso povo e do potencial de desenvolvimento de nosso Estado". Kim descreveu Samjiyon como uma "cidade inovadora e altamente civilizada, que representa a cultura turística do país".

A cidade carrega um simbolismo poderoso na propaganda norte-coreana, já que o local fica ao lado do Monte Paektu, a montanha mais alta da Península da Coreia, onde, segundo relatos oficiais, nasceu o pai de Kim, o ex-ditador Kim Jong-il.

No entanto, historiadores concordam em grande parte que ele , na verdade, teria nascido na antiga União Soviética.

Regime prepara novo plano de desenvolvimento

Ao lado de Ju Ae, considerada por muitos analistas como sua futura herdeira, Kim inspecionou pessoalmente as instalações, e chegou até a testar a firmeza das camas, segundo a KCNA.

A mídia estatal destacou que os hotéis seriam a prova de que os cidadãos norte-coreanos "não têm nada a invejar no mundo".

A inauguração ocorre enquanto Kim tenta destacar o progresso econômico do país antes do congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte em 2026, quando deverá ser apresentado um novo plano de desenvolvimento.

No primeiro evento em cinco anos da legenda governista, os formuladores de políticas discutirão os planos econômicos para o próximo quinquênio.

Além da inauguração do resort, Kim visitou nas últimas semanas diversas fábricas recém-concluídas.

Foco é atrair turistas estrangeiros

O turismo na Coreia do Norte continua sendo rigidamente controlado, limitado principalmente a passeios aprovados pelo governo que oferecem apenas vislumbres controlados da vida no país isolado do resto do mundo.

Kim, no entanto, vem tentando impulsionar o setor. A inauguração dos novos hotéis em Samjiyon ocorreu após o lançamento da Zona Turística Costeira de Wonsan Kalma, no início deste ano.

"O principal público-alvo são os estrangeiros", disse Peter Ward, pesquisador do Instituto Sejong em Seul. Segundo o especialista, as visitas a Samjiyon também podem eventualmente servir como recompensa para "unidades produtivas" de trabalhadores que se destacarem dentro dos objetivos do regime.

Lim Eul-Chul, professor do Instituto de Estudos do Extremo Oriente da Universidade de Kyungnam, disse que "o turismo em grupo em larga escala poderá em breve ser acomodado por meio das regiões fronteiriças com a China".

"Os cinco hotéis recém-concluídos podem servir como instalações de hospedagem essenciais", disse.

Em 2024, a Coreia do Norte permitiu a entrada no país de turistas russos pela primeira vez desde a pandemia, e as operadoras de turismo ocidentais realizaram um breve retorno ao país em fevereiro deste ano. Não há informações sobre o retorno de turistas chineses à Coreia do Norte.

rc (AFP, Reuters)