MILÃO, 25 SET (ANSA) – A Fininvest, holding da família Berlusconi, concluiu nesta quinta-feira (25) a venda de uma participação de 80% no clube de futebol AC Monza, que disputa a Série B da Itália, para a gestora de investimentos americana Beckett Layne Ventures (BLV).
Os 20% restantes serão repassados para a BLV até junho de 2026, no âmbito de um acordo estimado em 45 milhões de euros (R$ 280 milhões).
O ex-premiê e magnata da comunicação Silvio Berlusconi, morto em junho de 2023, havia comprado o Monza em 2018, quando o time disputava a terceira divisão italiana.
Sob sua propriedade e a gestão de Adriano Galliani – que foi CEO do Milan durante a vitoriosa era Berlusconi no clube rossonero -, o Monza conquistou o acesso à Série A em 2022.
O time biancorosso, no entanto, acabou rebaixado como lanterna na temporada passada, em meio ao desinteresse da família do ex-premiê em investir na equipe.
O acordo entre Fininvest e BLV também culminou na saída de Galliani do cargo de presidente do Monza, embora os novos donos tenham sugerido que ele continuasse.
“É uma escolha difícil tomada para eu poder me dedicar da melhor forma a outras atividades, mas também para deixar à nova gestão a máxima liberdade de implantar a própria visão”, declarou o dirigente, que é torcedor do Monza desde os cinco anos de idade.
Já Paolo Berlusconi, irmão do ex-premiê, deixou a função de presidente de honra. (ANSA).