São Paulo, 29/9 – O número de cabeças de gado em Mato Grosso do Sul em 2016 cresceu 2% em relação ao ano anterior, enquanto a média nacional avançou 1,4%, informou nesta sexta-feira, 29, em nota, a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), com base nos dados divulgados na quinta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE, Mato Grosso do Sul detinha, em 2016, 21,8 milhões de cabeças de gado, ante 21,3 milhões de cabeças em 2015. Além disso, o Estado se mantém em quarto lugar no ranking de número de bovinos, atrás de Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.
Entre os fatores para o crescimento, segundo a Famasul, está a busca pelo aumento da produtividade no Estado. “Ainda que 2016 tenha sido um ano com redução no número de abates, por questões de mercado e até mesmo climáticas, tivemos o aumento da produtividade, o que mantém o potencial econômico do Estado”, disse a analista de Economia do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira.
Além disso, dois municípios sul-mato-grossenses constam, respectivamente, em segundo e terceiro lugares no quesito maior plantel: Corumbá (sem segundo lugar), com 1,82 milhão de animais, e Ribas do Rio Pardo, com 1,15 milhão. O líder no ranking nacional é o município paraense de São Félix do Xingu, com 2,2 milhões de bovinos.