Patrik STOLLARZ / AFP

Faltar no trabalho em jogos da Copa pode causar demissão por justa causa. É o aviso que o advogado Antonio Vasconcellos Junior dá para os brasileiros que, empolgados por mais uma partida da seleção brasileira, pretendam faltar no trabalho nesta sexta-feira de manhã. Afinal, O Ministério do Trabalho e Emprego já publicou entendimento de que “os dias de jogos não serão considerados feriados no Brasil”.

O ideal seria então que empresa e trabalhador tenham um acordo. Vasconcellos Junior sugere aos empregadores a suspensão das atividades em dias de jogos do Brasil. Soluções como parar a jornada de trabalho durante o jogo entre Brasil e Costa Rica, retomando as atividades depois do apito final.

A Copa do Mundo na Rússia vai se estender até 15 de julho. Se o time do Brasil fizer a final, serão mais cinco partidas. Daí a necessidade de haver entendimento entre patrões e empregados.

“De qualquer modo, é importante destacar que por não ser feriado, e não havendo acordo, o empregado por força de lei e em decorrência do contrato de trabalho terá que desenvolver suas atividades, sob pena de sofrer desconto pela ausência, perder a remuneração do descanso, sendo que a falta injustificada é considerada falta grave, passível de punição. Em casos graves poderá gerar a dispensa por justa causa. Até porque uma UTI não poderá parar em razão dos jogos, por exemplo”, afirmou Vasconcellos Junior,  que é sócio gestor do escritório Castro Neves Dal Mas.