Saúde da mulher

Falta de sexo no relacionamento? Saiba como reverter a situação

Crédito: Freepik

A rotina, a convivência ininterrupta e o estresse podem contribuir para a diminuição da libido. Por isso, não é incomum que casais façam menos sexo após o casamento — ou absolutamente nenhum sexo. 

+ Sua vida sexual caiu na rotina? Tente essas 10 dicas para apimentar a relação em 2022


+ 17 sinais de que você está em um casamento infeliz e como decidir o que fazer

A sexóloga e escritora Jess O’Reilly afirma que essa é uma situação muito comum. “Não conheço nenhum casal que não encontre uma discrepância no desejo ou um declínio na frequência em algum momento”, diz Jess à “Women’s Health”, de onde são as informações. 

A excitação sexual é um sentimento que deve ocorrer mentalmente e fisicamente, e pode ser difícil que ela apareça em fases estressantes da vida. No entanto, um período de “seca” de curto prazo não é o mesmo que um casamento sem sexo. Entenda agora se você realmente está entrando em um território totalmente assexuado — e como contornar a situação.

Como é exatamente um casamento sem sexo?

Jess acredita que não há uma definição de “casamento sem sexo”. Pode ser quando um casal tem relações poucas vezes ao ano, ou quando realmente nunca as tem. Ela relata que alguns profissionais consideram como “casamento sem sexo” aquele com seis meses ou mais de abstinência sexual — no entanto, para algumas pessoas, sexo uma vez ao mês já é algo preocupante. 

Tudo se resume a qual frequência cada casal considera ser ideal para o sexo, e como se sente com a falta dele. “Percepção é mais importante do que dados”, defende a especialista. No entanto, estar em um casamento sem sexo não significa, necessariamente, que você e seu cônjuge estão infelizes. 

Como o casamento sem sexo acontece?

A psicóloga e escritora Ramani Durvasula acredita que há duas formas de um casamento se tornar sem sexo. “Em alguns casos, pode ocorrer um grande acontecimento que interrompa o sexo”, diz ela. São coisas como perdas e estresse financeiro. “Em outros, é apenas um movimento lento. [O sexo] Continua sendo adiado e então um dia a pessoa olha para cima e percebe que faz muito tempo desde a última vez”.  Segundo Jess, a última tende a ser mais comum.

Como reparar um casamento sem sexo?

Se você está nessa situação, saiba que um casamento não precisa ser sem sexo para sempre. É possível consertar a situação, mas esforço de ambas as partes é exigido. 

As especialistas recomendam, primeiramente, que os parceiros conversem e entendam o que os levou até aquele momento. Jess indica que pode ser útil ter o apoio de um terapeuta familiar em uma conversa como essa. “Vocês dois podem concordar sobre como chegaram lá”, sugere Ramani. Após isso, discutam formas de reverter a situação. “Se você não consegue se comunicar sobre isso, então vocês têm problemas maiores do que apenas o sexo”, completa. 

Ela ainda aconselha que você tente abordar os fatores que te levam a postergar o sexo. Se for induzido pelo estresse, tente descobrir o que você pode fazer para reverter a situação, seja conversando com seu chefe sobre como gerenciar sua carga horária ou escolhendo um hobby individual. Se houver um problema de saúde mental em jogo, procure atendimento psicológico e psiquiátrico com urgência — não somente pelo sexo.