Saúde da mulher

Falta de memória é sintoma da pré-menopausa e pode começar aos 30 anos

Crédito: Pixabay

Próximo da última menstruação, o corpo passa a produzir menos estrogênio e esse período é chamado de perimenopausa (pré-menopausa). De acordo com especialistas, pouco se fala sobre o assunto e suas consequências na saúde feminina e, por isso, te explicamos mais sobre o que é esse período e sua importância.

+ 6 produtos de beleza que toda mulher com mais de 50 anos deve ter em casa

+ Uma dieta baseada em plantas faz bem ao coração? Veja o que diz a ciência

Esperar a casa dos 50 anos não é uma regra, porque não há limites para o início da perimenopausa, e isso varia de pessoa para pessoa. Embora a média seja quatro anos antes da última menstruação, há mulheres que começam sentir os sintomas entre 30 e 40 anos de idade.

“Cerca de 5% a 7% das mulheres entram na menopausa aos 45 anos. Sem saber, elas podem estar passando pela pré-menopausa aos 40 anos, porque os sintomas não são bem definidos e podem se apresentar de diversas formas”, diz a obstetra Mary Jane Minkin ao “HuffPost”.

Normalmente, a sensação de calor predomina entre muitas mulheres, mas os sintomas podem ir muito além disso. Irregularidade na menstruação, diminuição da libido, falta de lubrificação, problemas urinários, mau humor, dores de cabeça e até falta de memória são alguns dos sinais que o corpo dá.

Por se tratarem de sintomas que podem acontecer por outras causas, o diagnóstico da pré-menopausa não é tão simples. “Os níveis hormonais podem não mostrar muito. É um diagnóstico difícil de fazer no momento”, explica Mary Jane, que recomenda a busca por profissionais experientes no assunto. Além disso, falta consenso em relação ao tratamento adequado dos sintomas. Alguns médicos podem recomendar terapia hormonal, mudanças no estilo de vida, medicamentos e outros.

Mesmo com todos esses fatores relacionados ao período, a fertilidade pode continuar ativa. Portanto, se engravidar entre os 30-40 anos faz parte do plano, não é preciso temer a perimenopausa, porque ela não impede as mulheres de terem uma gestação. Vale ressaltar que, caso isso aconteça, é importante consultar um médico e esclarecer dúvidas sobre o assunto.


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais